O Facebook no ensino de Geografia: desafios e possibilidades

Páginas: 13 (3235 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
O Facebook no ensino de Geografia: desafios e possibilidades

Maria Francineila Pinheiro dos Santos¹
Vinícius Higino Galdino²

Introdução
“Quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas e organizações, é uma rede social” (Garton, Haythorthwaite e Wellman, 1997, p. 1).

O objetivo deste texto consiste em discutir o uso da mídia virtual Facebook no ensino de Geografia,visando instigar os alunos a participar das aulas, compartilhando suas opiniões, dúvidas, críticas e sugestões. Acredita-se que o uso das redes sociais faz parte do cotidiano dos alunos do séc. XXI. Nessa direção, este texto busca trazer algumas reflexões acerca dos desafios de ensinar Geografia na contemporaneidade.

As Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Geografia

Com a crescentemassificação dos recursos tecnológicos (meios de comunicação, eletroeletrônicos) às mídias virtuais se tornaram uma constante realidade na vida do aluno do terceiro milênio. Mesmo aqueles inseridos em classes sociais com menos recursos, de alguma forma, em sua maioria, possuem acesso e perfil em redes sociais que possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.Fato que contribui para que o professor possa inovar e usufruir deste recurso como uma importante ferramenta didática que não pode ser excluso no ambiente escolar, mas sim explorada para melhor aproveitar e ampliar os conhecimentos dos alunos. Tonini (2013, p. 49) salienta que: “A vida torna–se uma sucessão de reinícios para não perder o momento da mudança, da transformação. Deixar de acompanhar arapidez dos eventos é ficar para trás, é tornar–se obsoleto. O lema desta condição contemporânea é estar sempre atualizado”.


________________________________

¹ Doutora em Geografia pela UFRGS. Professora do Programa de Pós Graduação em Geografia /IGDEMA/UFAL.
² Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL.

Devido ao processo de globalização, asfronteiras tradicionais do mundo foram rompidas, desde o simples acesso a informação por meio da TV e rádio, chegando até os portáteis que estão cada vez mais presentes no cotidiano de todos, destacando–se: smartphones, tablets e notebooks. Diante desta nova realidade o processo ensino- aprendizagem passa por uma nova etapa em todas as suas formas, tentando atender às exigências postas pela sociedade dainformação, onde a tecnologia passa por um constante processo de aperfeiçoamento.
Nesse contexto, Santos (2004, p. 13) ressalta que: “O atual é tanto mais difícil de aprender, nas fases em que a história se acelera, quanto nos arriscamos a confundir o real com aquilo que não o é mais”. Quando trabalhamos em plataformas virtuais temos acesso a milhares de informações a todo tempo, e o professortem papel fundamental no modo como essas informações chegarão ao aluno e qual sua relevância no processo de ensino-aprendizagem.
A aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs no ensino é considerada um desafio para os professores, principalmente para aqueles que tiveram uma formação tradicional (livro, quadro e caderno). Fato que gera resistência por parte de uma parcela destesprofissionais, talvez por não possuírem as técnicas necessárias de manuseio destas ferramentas. Destaca–se neste processo a ausência do domínio dos conhecimentos de informática. Segundo Masetto (2000, p. 142): “Mudar muitas vezes significa um desconforto que gera insegurança. Para nós professores essa mudança de atitude não é fácil. Estamos acostumados e sentimo-nos seguros com nosso papel tradicionalde comunicar ou transmitir algo que conhecemos muito bem”. Nesse sentido, cabe ressaltar, que no mundo globalizado o professor não é mais o único detentor das informações que os alunos necessitam, reforçando a sua necessidade de tornar-se um profissional atualizado e capaz de adaptar–se a escola que está centrada em formar profissionais para viver em uma sociedade sedenta por conhecimento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafios e possibilidades no ensino superior
  • Desafios e utopias no ensino de geografia
  • Musica Punk no Ensino de Geografia: Uma Possibilidade
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA DESAFIOS E POSSIBILIDADES
  • Horta na escola e ensino de geografia: uma possibilidade de aprendizado interdisciplinar
  • Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades
  • Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades
  • O ensino de história para alunos surdos do ensino médio do ipaese: principais desafios e as possibilidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!