O experimento de thomson e o descobrimento do elétrono experimento de thomson e o descobrimento do elétron

1094 palavras 5 páginas
O experimento de Thomson e o descobrimento do elétron

Na segunda metade do século XIX o físico e engenheiro britânico J. J. Thomson iniciava seus estudos que lhe direcionariam ao premio Nobel de 1906, o descobrimento do elétron. O descobrimento do elétron e seu experimento com raios catódicos, hoje, são aplicados em diversos utensílios utilizados por nós em nosso dia-a-dia. Podemos encontrar estas aplicações dos CRT’s (Tubo de Raios Catódicos), em televisores, monitores de computador, osciloscópios, entre outras. Além de serem utilizados hoje em dia para calcular o momento das partículas ionizadas.
Thomson, conhecido como o descobridor do elétron, teve como base os estudos de outros físicos antecessores e até mesmo contemporâneos a ele, como Faraday, Stoney, Crookes, Zeeman entre outros cientistas que contribuíram para que Thomson obtivesse seus resultados. Entre estes, Zeeman, em seu experimento chamado efeito Zeeman, foi quem pode observar que uma linha espectral emitida por um átomo, ocorre devido às oscilações de partículas carregadas no interior do átomo quando o mesmo é submetido a um campo magnético. Com isto, descobriu que a distância entre as linhas espectrais depende da relação entre a carga e a massa da partícula oscilante, q/m, pois, ao medir esta distância chegou ao resultado , mostrando que a carga da partícula encontrada se assemelha a carga mínima e proposta por Stoney, o elétron. Aprofundando ainda mais seus estudos e analisando a polarização das linhas espectrais, pode concluir que a luz emitida era obtida a partir de cargas negativas.
Outro físico que contribuiu para que o elétron viesse a ser descoberto foi William Crookes, que utilizou o chamado tubo de Geissler, tubo de Crookes ou tubo de raios catódicos, para mostrar que quando os elétrons saltam de um dos extremos onde se encontra o cátodo, que fornece uma tensão elétrica ao tubo, colidem com as moléculas do gás provocando uma ionização que por sua vez produz um brilho iluminando

Relacionados