O exixtencionalismo

1416 palavras 6 páginas
O EXISTENCIONALISMO É UM HUMANISMO

CURITIBA
2012

O existencionalismo é o humanismo.

Sartre para explicar o existencialismo e defender-se de críticas feitas por leigos, afirma que a existência precede a essência. Isto significa que não há uma receita para se fazer um ser humano, que Deus não é um artífice superior que antes de criar o homem já tinha seu rascunho em mente, ou seja, que as coisas partem da subjetividade. Não há uma essência igual em todas as pessoas, explica Sartre, uma natureza humana, portanto não há uma lista de regras estabelecidas antes de o ser humano existir; então, ele as tem que criar por si mesmo. Não pode existir nada a priori, já que ele não acredita em Deus.
O homem não é, portanto, mais do que o que ele faz.
No século XVIII, elimina a noção de Deus, porém não suprime a idéia de que a essência precede a existência. Essa é uma idéia que encontramos com freqüência,encontramos ela em Denis Diderot,em Voltaire e mesmo em Kant.
O homem possui uma natureza humana, esta natureza humana, pode ser encontrada em todos os homens, o que significa que cada homem é um exemplo particular de um conceito universal: o homem.
O existencialismo ateu que Satre representa é diferente do existencionalismo de Kant, Satre afirma que o que representa é mais coerente.
Afirma que se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, este ser é o homem, ou, como diz Martin Heidegger, a realidade humana.
Isso significa que, em primeira instância,o homem existe,encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define.
O homem tal como existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de inicio, não é nada, só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo. A existência nos

Relacionados