O EU RACIONAL

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015



Bianca:
O tema do nosso grupo é O EU RACIONAL. Vamos falar sobre o raciocinio da existência - Ser ou não ser? Com isso iremos explicar pra vocês a ideologia do filósofo matemático RenéDescartes.

Nagai:
Descartes se utilizava da dúvida para chegar ao conhecimento verdadeiro. Ou seja, ele se desfazia de falsas opiniões até encontrar um ponto fixo, uma verdade. E pra ele essa verdade, essaevidência, deve ser clara e distinta.
Sua primeira determinação foi questionar a nossa base, o alicerce do nosso conhecimento, pois se esse fosse duvidoso, todo o restante seria também. A partir domomento que tivermos a nossa primeira certeza, outras certezas surgiram com base nela. Resultando assim na reconstrução de sua visão do universo.

Bianca:
Assim é possível comparar com a construção deuma casa. Para reconstruí-la temos que derruba-la. Cada marretada que você dá num tijolo você está aprofundando, destruindo, chega a um ponto que você não reconhece mais a casa. Chega a um ponto quevocê não reconhece mais a verdade de tanto derruba-la, dai reconstruimos ela.
E até onde o pensamento pode chegar?
Como posso ter certeza que estou aqui apresentando esse trabalho?
Como possoprovar minha existência?

Nagai:
Focando nessa questão de como provar nossa existência, Descartes chegou a seguinte conclusão: Eu posso duvidar de tudo, mas tenho certeza que estou aqui pensando,duvidando. Sou uma coisa que duvida, pensa. PENSO, LOGO EXISTO!

Bianca:
Então, vamos pegar um exemplo. Um dos estudos de René foi sobre a existência ou não de Deus. E da mesma forma que há pessoas paradefender a ideia que Deus existe, devemos defender-nos provando nossa existência. E eu fazer vocês pensarem sobre isso é uma prova de que existimos.
Mas daí vem outras dúvidas, como: Como provar quenão estou sonhando?
Nagai:
A resposta é simples, "me belisque pra ver se não estou sonhando", pode parecer estranho, mas o que essa frase reflete é o significado de que, se sinto dor, não estou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racionais
  • O eu racional
  • o eu racional
  • desconta racional
  • Números racionais
  • A Atividade Racional
  • Democracia racional
  • Funções racionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!