O ESUTDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Parte1

435 palavras 2 páginas
13/03/2015

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

O CAMPO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- Investigam as maneiras como as pessoas mudam ao longo da vida, tais como tamanho e forma fisiológica, e também, as características que permanecem razoavelmente estáveis, como temperamento.
- Charles Darwin foi o criador da teoria da evolução, quem primeiro enfatizou a natureza desenvolvimental do comportamento infantil como um processo ordenado de mudança. Ele acreditava que os seres humanos poderiam entender melhor a si próprios, tanto como espécie quanto como indivíduos, estudando seu comportamento inicial.
Profa. Daiane Modelski
2015/01

Processos do Desenvolvimento: Mudança e Estabilidade
Cientistas do desenvolvimento estudam dois tipos de mudança: Processos do Desenvolvimento: Mudança e Estabilidade

 Mudança quantitativa: é uma mudança percebida em número ou quantidade, como o crescimento ou a perda de altura ou peso, aquisições no vocabulário, ou um aumento ou diminuição na frequência do comportamento agressivo ou da interação social.

Apesar dessas mudanças, as pessoas demonstram uma estabilidade da personalidade e do comportamento. Por exemplo, cerca de 10 a 15% das crianças são invariavelmente tímidas, e outras 10 a 15% são muito ousadas. Embora várias influências possam modificar um pouco esses traços, eles parecem persistir em grau razoável, especialmente nas crianças de um extremo ou de outro.

 Mudança qualitativa: é uma mudança no tipo, na estrutura ou na organização. Exemplo: aprendizagem de uma nova habilidade, como o uso do computador.

Dimensões amplas da personalidade, como honestidade e abertura para novas experiências, parecem se estabilizar durante o início da vida adulta.

Domínios do Desenvolvimento
A mudança e a estabilidade ocorrem em vários domínios, ou dimensões, do eu. Os cientistas do desenvolvimento fazem distinção entre desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. No entanto, esses domínios estão

Relacionados