O ESTÁGIO SUPERVISIONADO – UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

387 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

Patrícia Holanda Pimentel Ramos Dias1 patriciahprdias@gmail.com O ESTÁGIO SUPERVISIONADO – UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
SANTOS, Jéssica Luana da Silva; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva. O estágio supervisionado – Um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. In: A formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. II Congresso de Educação – UEG/UnU Iporá. p. 28-33.
(INFORMAÇÕES SOBRE AS AUTORAS)
O artigo resenhado trata dos aspectos que tornam o estágio supervisionado um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. As autoras fazem questionamentos acerca da interação e associação dos conhecimentos acadêmicos com a teoria e a prática. Neste sentido, pode-se compreender que a partir da vivência do estágio e das relações que são feitas entre a teoria e a prática, torna-se possível o exercício de “ação-reflexão-ação”, possibilitando momentos de análise, interpretação de fatos e solução de problemas em situações escolares.
De acordo com as idéias apresentadas pelas autoras, podemos compreender que caso não haja o estágio ou o contato com escola, como forma de vivencia e experimentação da realidade, o profissional formado, ao término do curso e início de suas atividades profissionais começará a atuar com algumas dificuldades ao se deparar com situações não vividas anteriormente.
A partir do que foi destacado anteriormente podemos compreender que o estágio supervisionado possibilitará a formação de docentes/discentes reflexivos e críticos, capazes de associar e analisar a relação teoria e prática e solucionar problemas que a teoria por si só não propiciaria.
Em suma, o artigo trata sobre o estágio como uma experiência fundamental no processo de formação profissional, sendo visto como a concretização das interações entre a teoria e

Relacionados