O estudo de matemática e ciências naturais no ensino fundamental: um convite à interdisciplinaridade ciências exatas e biológicas

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE
CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS

2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE
CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS

Produção de Aprendizagem
Apresentada à UTAde Ciências
Exatas e Biológicas, no curso de
Pedagogia à Distância da
Faculdade Internacional de Curitiba.

2010

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.................................................................................................04

2 O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE.....................05
2.1 A MATEMÁTICA E OENSINO FUNDAMENTAL.......................................05
2.2 CIÊNCIAS NATURAIS E O ENSINO FUNDAMENTAL.............................. 06
2.3 INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENRIQUECIMENTO DO ATO DE ENSINAR NA ESCOLA...............................07
2.4 UMA ABORDAGEM INTERDICIPLINAR DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL............................07
3CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................09
REFERÊNCIAS................................................................................................ 10

1 ITRODUÇÃO
Neste trabalho falarei sobre a Metodologia do Ensino de Ciências e da Natureza, da Metodologia do Ensino de Matemática, sobre a história, origens, o começo da Ciência e daMatemática no Ensino Fundamental, sobre Krasilchik, sobre os concursos de professores, funções tecnológicas, profissionais habilitados, ciências naturais, o ensino fundamental e seus idealizadores, propostas de trabalho, a abordagem no ensino de atemática e ciência, os saberes e deveres, observação na escola, matemática e ciência como matéria escolar, como os alunos lidam com as matérias...ondecada assunto abordado será discutido.
O principal objetivo deste trabalho é alcançar um método mais produtivo para que os alunos possam lidar com o ensino fundamental de uma forma mais significativa, onde possam melhorar seus objetivos e metas como pessoas da sociedade com raciocínio e fundamentos voltados para a educação.


2 O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMCONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE

2.1 A MATEMÁTICA E O ENSINO FUNDAMENTAL
A matemática tem origem na necessidade de sobrevivência do ser humano para traçar sua história, desenvolver ferramentas que seriam usadas em quantidade e com exatidão para seus negócios. Assim, com o decorrer do tempo tornou-se especial e todos passaram a usá-la.
Quando começou a ser usada, a matemática fugiu um poucodo seu papel de ferramenta nos primeiros anos escolares, onde passou a ser usada como um meio tecnológico.
O professor de matemática exerce um cargo difícil, pois tem o dever de deixar aos seus alunos a importância da matemática para suas vidas e que nem tudo o que está aprendendo será usado na sociedade. Porém, o professor não pode deixar de mostrar a importância da matemática em outros aspectospara a sociedade, sempre seguindo uma seqüência e ensinando seus alunos a dividir, somar, subtrair e multiplicar e dessa forma seguir um processo de aprendizagem.
A metodologia do ensino de matemática desenvolveu-se ao longo da história da humanidade, onde segue sempre o objetivo de entendimento por parte das crianças em idade escolar.
A descoberta dos números é um pouco da história, onde anecessidade e o desenvolvimento na contagem de números evolui com o passar do tempo.
No ensino fundamental a matemática é proporcional ao aprendizado dos alunos, tendo como base a importância do conhecimento da numeração, desde algarismos romanos até uma contagem que expresse matemática.

2.2 CIÊNCIAS NATURAIS E O ENSINO FUNDAMENTAL
O ensino de ciências nas últimas décadas passou por inúmeras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!