O estilo barroco

Páginas: 3 (707 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O estilo barroco, que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada pelas fortes divergências religiosas, imposições docatolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.

A arte barroca caracteriza-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero, tornando-se o reflexo dosconflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, ou seja, na arte barroca a emoção e a razão convivem de certa forma juntas.O Rococó pode ser considerado um exagero do estilo barroco, ou melhor, um desdobramento do mesmo, sendo denominado, a princípio, apenas como um estilo decorativo representado por conchas, laços eflores. Ele consiste no uso abundante de formas curvas, possuindo leveza, caráter bizarro e chocante, elegância e exuberância.

Diferentemente do barroco, o rococó possui tonalidades claras eluminosas ao se tratar das pinturas, deixando de lado os contrastes radicais entre claro e escuro. Já na arquitetura, ele converte as cores vivas em tons pastéis, a luz inunda os interiores por meio denumerosas janelas e as texturas dos relevos passam a ser suaves, ganhando leveza e graça. Mas o uso de colunas, frisos, frontões, arcos e cúpulas permaneceram como legado do barroco, que tinha comocaracterística, na arquitetura, o uso da decoração composta por baixos-relevos, pinturas, mosaicos, mármores e talha dourada. Ao contrário do que ocorreu na arquitetura, na forma de esculpir, não épossível traçar uma clara linha divisória entre o barroco e o rococó, que por sua vez, são caracterizados pelo movimento, pela expressão de sentimentos fortes (dor, sofrimento, paixão) e pelo grandeexagero das formas.

















[pic]

In Ictu Oculi (“num piscar de olhos”) - 1670/ 1972 - Juan de Valdés Leal

O título da obra significa "num piscar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estilo Barroco
  • O estilo Barroco
  • Estilo Barroco
  • Estilo barroco
  • Estilo Barroco
  • Estilo Barroco
  • Estilo arquitetônico
  • Estilos neoclássico e barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!