O estado e seus problemas contenporaneos

532 palavras 3 páginas
Com base no que vimos nesta Unidade, argumente, em cerca de duas páginas, sobre as seguintes afirmações:
a) Keynesianismo e Estado de Bem-Estar Social são duas faces da mesma moeda.

b) Cada modelo de Estado de Bem-Estar Social, tal como elaborado por Esping-Andersen, responde a diferentes princípios de justiça e promove a inclusão social de maneira distinta.

a) O Keynesianismo propôs uma completa mudança na política econômica de um país, em sua época. Ao invés do deixe fazer, ou seja, cada um se preocupando apenas com suas atividades, sem pensar em coletividade, mudou a forma do Estado de conduzir suas ações, fazendo com que o mesmo efetuasse um planejamento econômico, realizando investimentos públicos na produção para garantir a renda e o emprego das pessoas, pois se a grande maioria das pessoas trabalhasse, ou tivessem uma fonte de renda segura, o consumo aumentaria, sendo criado um circulo virtuoso de produção e do consumo, ou seja, oferta e procura - um dos pilares do capitalismo.
Além de investir maciçamente na produção, o Estado teria que regular as relações trabalhistas além de criar e oferecer serviços sociais básicos de modo que as pessoas se sentissem seguras ao investir suas rendas no consumo de bens. O serviço público também geraria empregos, que conseqüentemente alavancava a economia.
Assim como o Keynesianismo o Estado de Bem-Estar Social também se preocupava com a proteção social, onde o Estado participava diretamente nas despesas de proteção social, vindo a abranger a cobertura aos cidadãos, oferecendo uma proteção ao trabalhador, garantindo políticas sociais que lhe dessem condições de sobrevivência, independentemente se essa pessoa possuísse um emprego ou não.
O Estado de Bem- Estar Social dava acesso praticamente a todos aos bens e serviços, sendo tido como um direito social.
Ambos, Keynesianismo e Estado de Bem-Estar Social, fizeram com que o Estado voltasse suas ações para os cidadãos, sendo eles trabalhadores ou não.

b) Os

Relacionados

  • Psicologia social
    3055 palavras | 13 páginas
  • SistemasComputacao
    3467 palavras | 14 páginas
  • Controladoria
    16909 palavras | 68 páginas
  • EMPREENDEDORISMO E A INOVAÇÃO NA SAÚDE, FACTORES POTENCIADORES DE NOVOS PROJETOS
    41330 palavras | 166 páginas