O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

493 palavras 2 páginas
DEFINIÇÕES:

POBREZA => É considerada uma situação de privação, determinada por diversas dimensões, associada muitas vezes a insuficiência de renda e ao acesso a serviços ou direitos, tais como: saneamento básico, à habitação, à educação, à saúde, à cultura e até mesmo à liberdade. Tal condição afeta os indivíduos ou grupos sociais e os priva de diversos modos, influenciando em seu desenvolvimento e crescimento.
DESIGUALDADE => Refere-se ao conjunto população em sua totalidade. É uma propriedade da distribuição da riqueza, em uma dada população ou sociedade, analisada segundo aspectos específicos. Também pode ser visto na qualidade da vida familiar e da vizinhança, ocupação, satisfação no trabalho, acesso ao crédito e etc.
EXCLUSÃO => Em sua semântica original significa o não pertencimento a determinado grupo ou condição. Quando vista sob o foco social do mundo capitalista contemporâneo, se refere precisamente às barreiras impostas a alguns indivíduos, num determinado país, no seu caminho de acesso a benefícios garantidos pelo Estado.

CONSIDERAÇÕES

Tais conceitos foram sendo modificados e aperfeiçoados no decorrer do processo histórico, pois sofreram influências de diversos contextos e momentos políticos, sociais e econômicos.
Até a década de 1970, segundo alguns autores, a tendência geral era considerar esses problemas como dependentes do crescimento econômico. Acreditava-se que, uma vez que este ocorresse a taxas razoáveis, a distribuição da riqueza e da renda se daria de forma automática. Com o passar dos anos percebeu-se que a realidade não condizia com tal pensamento e passou-se, então, a serem incluídas em políticas, relatórios e programas a preocupação explícita com tais questões.
Nas sociedades modernas ocidentais, contudo, pobreza e exclusão reforçam-se mutuamente. A exclusão do mercado de trabalho gera pobreza e esta impede o acesso a bens e serviços socialmente relevantes (habitação, saúde, lazer). Um excluído será aquele que não consegue

Relacionados

  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas