O estado e as políticas educacionais

Páginas: 3 (626 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
A POSIÇÃO DO ESTADO EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO SÉCULO XXI

Tarciso Luiz da Silva Junior*

RESUMO:

Este artigo tem por objetivo mostrar de que forma as políticas educacionais sãoimplementadas no Brasil, quais objetivos que elas buscam atender, e a posição que o estado toma quando determinam quais políticas devem ser seguidas. Será também abordado que, na prática, o resultado ébem diferente do proposto e que o descaso do poder público corrobora para uma política falha.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas educacionais. Estado. Brasil.


1. INTRODUÇÃO:

Promover a paz e obem-estar social, melhorias das condições de vida e satisfazer as necessidades coletivas, são algumas das funções básicas do Estado. No século XXI, o estado mostrou-se mais interessado do que nunca emcumprir com suas obrigações no campo educacional.
Tratando-se da democracia, dizia Abraham Lincoln: “Governo do povo, pelo povo, para o povo", nada mais normal do que atender ao coletivo.
“É noproblema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade” (Immanuel Kant), um dos grandes problemas se não o maior, é de como a educação atende as necessidades do seu país,se realmente existe o interesse do Estado em atendê-las. As políticas ou medidas educacionais procuram de alguma forma, no Brasil, quase sempre emergencial, aparar falhas históricas e a omissão dopoder público no campo da educação.


2. DESENVOLVIMENTO:

No art. 4 da LDB de 1996 afirma-se: “IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade”, emboraesteja mudando o perfil dos brasileiros em relação a quantidade de filhos que se pretende ter, a gravidez na adolescência ainda é muito alta. A iniciação________________________________________________________________________________________________
* Aluno de Ciências Sociais Licenciatura na UFPE e autor desse artigo.
sexual no Brasil segundo a pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (2009)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do Estado nas políticas educacionais
  • Reforma do estado e politicas educacionais
  • Estado-novo e política educacional
  • estado e politicas educacionais
  • Politicas publicas educacionais no estado do pará
  • O Estado e a Política Educacional Brasileira
  • Relações entre política, estado, políticas públicas e políticas educacionais
  • As redefinições do estado brasileiro e a política educacional do governo lula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!