O estado mediueval

1145 palavras 5 páginas
Faculdade Guarapuava
Curso de Direito
SILVANA CAMARGO MACHADO

O ESTADO MEDIEVAL

GUARAPUAVA
MARÇO, 2013.
SILVANA CAMARGO MACHADO

O ESTADO MEDIEVAL

Projeto de Pesquisa entregue para ao professor Luigi Chiaro, para obtenção de nota bimestral na disciplina de Ciência Política, do Curso de Direito. Orientador (a): Prof. Luigi Chiaro.

GUARAPUAVA
MARÇO, 2013
Introdução
É de conhecimento geral que analisar o processo histórico da Idade Média à modernidade significa compreender a transformação das diversas sociedades em muitos aspectos, principalmente no que diz respeito ao direito. A era medieval é marcada pela imposição de verdades absolutas defendidas pela Igreja Católica, logo eram essas que regulavam a vida na comunidade da época. Assim as pessoas deviam viver de acordo com os ordenamentos que provinham da Igreja.
Logo, o “direito natural” da Idade Média reproduz uma história repleta de violência, injustiça e intolerância por parte da Igreja. O medo estava disseminado e diante dessa situação crítica as pessoas começaram a contestar o Direito imposto pela Igreja Católica.
O Renascimento surge como uma corrente humanista, que foi um marco de extrema importância para esse processo de mudança na mentalidade social.

O Estado Medieval
Para compreendermos o processo de mudanças históricas é precisamos entender as características essenciais da sociedade antiga. Considerarmos a ética ancestral é indispensável à compreensão do mundo moderno, pois todo processo de conhecimento desdobra-se na operação conjunta de distinguir e relacionar.
A sociedade medieval foi marcada pelo feudalismo, ou seja, a organização social era fragmentada e dividida em feudos, cada feudo apresentava seus valores e modos de organização. A igreja surge com o objetivo de solidificar novamente toda essa sociedade desestruturada e desorganizada, usando estratégias para sedimentar o poder em suas mãos através de fundamentações “racionais” na interpretação da verdade. A igreja

Relacionados