O Estado do Bem-Estar Social

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Alunos: Ana Paula Ferreira, Gabriel Valadares, Juliana Mayumi, Murilo Neves e Paloma Mendes
2º Química Sociologia

O Estado do Bem-Estar Social
1. Introdução

Estado de bem-estar social é uma organização política e econômica que faz comque o Estado se torne um agente de promoção, o qual protege e defende o social e organiza a economia. Nisto o Estado é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privada, aonde cabe o Estado dar um padrão de Vida mínima para população, serviços tais que são reconhecidos como direitos sociais.
Este Estado de bem-estarsocial ele surgiu após algumas crises como a primeira guerra-mundial, mas a principal foi a crise de 1929 que foi a queda da bolsa de valores de Nova York que abalou o mundo inteiro, já que a maioria das pessoas dos outros países investiam nela.
2. Auge do Bem-Estar social

O Estado do Bem-Estar Social surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e foi a Inglaterra que se destacou na construção desseEstado, tanto que esse termo "Estado do Bem-Estar Social" foi difundido pela Grã-Bretanha, através dos meios jornalísticos. E no Brasil, esse modelo foi adotado em 1930. O Estado do Bem-Estar Social surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e foi a Inglaterra que se destacou na construção desse Estado, tanto que esse termo "Estado do Bem-Estar Social" foi difundido pela Grã-Bretanha, através dos meiosjornalísticos. E no Brasil, esse modelo foi adotado em 1930.
3. A crise do Estado do Bem-Estar Social

Foram muitas as razões para a crise do Estado do bem-estar social, porém só serão apresentadas as mais aceitas por estudiosos, internas e externas. Uma das causas externas foi o fim do pacto político e econômico dos conservadores (donos de fábricas e meios de produção), como era exigida umagrande arrecadação de impostos, que tinham a finalidade de acabar com as desigualdades sociais, o lucro desses conservadores diminuía consideravelmente, gerando insatisfação. Porém era melhor ter um estado capitalista com lucros reduzidos do que um modelo de estado (socialista) onde não possuiriam bem nenhum, assim isso era entendido como um pacto. Após o enfraquecimento do socialismo e através dogoverno estadunidense de Richard Nixon (1970), os conservadores conseguiram permitir o fluxo de imigrantes, que aceitavam empregos em quaisquer condições, gerando desempregos e o enfraquecimento dos sindicatos e do Estado. Outro motivo externo foi a crise do petróleo, ocorrida no final da década de 70, onde os preço do petróleo (e consequentemente de seus derivados) aumentaram significantemente,diminuindo as arrecadações de impostos e gerando prejuízo para o Estado. Assim os conservadores (ou neoliberais) aproveitaram para espalhar os seus ideais.
Os motivos internos foram os que mais influenciaram na crise desse Estado, como o aumento da expectativa de vida, fazendo com que o Estado sustentasse as pessoas por mais tempo que o esperado; a diminuição da taxa de natalidade, em que a populaçãoestava envelhecendo e não havia muitos trabalhadores para ocupar os cargos, dando prejuízo ao sistema capitalista; e a insatisfação salarial, aonde a diferença entre salários era mínima.
4. MODELO NO BRASIL

Aqui no Brasil, esse modelo de Estado deu-se inicio no governo de Getúlio Vargas, de 1930 – 1945, foi um governo com caráter populista, pois se dá importância as classes menos favorecidas(média e baixa). O populismo não é um governo de esquerda apesar de se voltar para as classes média e baixa. Tampouco é um governo de direita. Governo de Esquerda tem suas preferências aos pobres, e o de Direita para os burgueses, um exemplo de governo de esquerda é o PT. Foi nesse contexto que surgiu os sindicatos, como forma de participação da população. Começou com direito para grupos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estado bem estar social
  • ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL
  • Estado do bem estar social
  • O estado do bem-estar social
  • Estado de bem estar social
  • estado de bem estar social
  • O estado de bem estar social
  • o estado do bem estar social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!