O ESTADO DE CONSERVAÇÃO E USO DAS ESCADARIAS E RAMPAS DRENANTES EM SALVADOR

Páginas: 17 (4215 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O ESTADO DE CONSERVAÇÃO E USO DAS ESCADARIAS E RAMPAS DRENANTES EM SALVADOR


Rafael Bahia do Bonfim 1
Marcos Jorge Almeida Santana 2


Resumo: Este artigo aborda o estado de conservação e uso das Escadarias e Rampas Drenantes na cidade de Salvador na solução dos problemas de saneamento básico das áreas de população de baixa renda.
A construção deste trabalho sustenta-se em revisõesbibliográficas e visitas aos bairros atendidos por elas, como os densamente povoados, Pernambués, São Caetano, Retiro, Rótula do Abacaxi, Engenho Velho de Brotas e Calabar.
Através da tecnologia de argamassa armada, o emprego de elementos pré-fabricados leves para transporte e montagem manuais, a Prefeitura Municipal de Salvador, representada pela Companhia de Renovação Urbana de Salvador – RENURB,implantou em 1979, de forma pioneira, as Escadarias e Rampas Drenantes (ERD) no intuito de resolver os problemas de desmoronamento de encostas, alagamentos constantes e acessibilidade da população.

Palavras-chave: Escadarias, Rampas Drenantes

1. INTRODUÇÃO:

Salvador é uma cidade que possui 2.948.748 milhões de habitantes (IBGE, 2008), atípica topograficamente, situada numa sucessão decumeadas próximas, separadas por vales de mais de 40 metros de profundidade. Esta topografia singular e acidentada foi decisiva na implantação da cidade. Salvador, por questão de segurança foi construída em cima dos morros onde foram localizadas as primeiras áreas residenciais, privilegiadas pela vista, e pela brisa constante que soprava do mar, locais onde foram formadas as primeiras ruas e osistema viário. Nas áreas úmidas e mais férteis do fundo dos vales ficavam as hortas e pomares.
Com o crescimento demográfico acelerado da cidade, principalmente a partir de 1950, as famílias mais pobres começaram a ocupar as áreas de encostas, regiões ainda não cobiçadas pela classe dominante, se deslocando até ocupar o fundo dos vales. As condições de moradias nesses locais, que já eramprecárias, ficaram ainda piores sem qualquer condição de saneamento básico.
A maioria dos cursos d’água, que originalmente corriam em calhas bem definidas, com o assoreamento provocado pela erosão das encostas, passou a sofrer rápido processo de espraiamento. Gradualmente, esses vales transformaram-se em regiões alagadiças cortadas pelas habitações, e os inúmeros canais, que se formaram, passaram a sercoletores naturais dos dejetos sanitários e lixo que desciam das encostas. A insalubridade desses locais para a vida humana atingiu níveis inacreditáveis. Além disso, no período das chuvas mais intensas, as casas precárias e frágeis nas encostas erodidas e já desprotegidas de sua camada de vegetação, ficaram sujeitas a trágicos desmoronamentos, ao passo que os vales passaram a ser constantementeinvadidos por águas. (RENURB/PMS, 1980)
Frente à decisão de intervir na realidade sócio-econômica das populações de baixa renda da cidade, sem ter que remover a população, era necessário uma solução tecnológica que permitisse a execução das obras de saneamento com o mínimo de interferência com o assentamento existente (Hanai3, 1992). Para isso, em 1979 a Prefeitura Municipal de Salvador, durantea administração do Prefeito Mario Kertész, iniciou um programa de renovação urbana chamada Companhia de Renovação Urbana de Salvador (RENURB). Nesse projeto, a Companhia implantou as escadarias e rampas drenantes – ERD, visando definir soluções para alguns destes problemas.
São escadas que funcionam como verdadeiras caixas coletoras e canais que conduzem as águas das encostas para o vale,permitindo que pelo seu interior, que é oco, corram as águas recebidas das casas e das chuvas através de orifícios laterais. Ao mesmo tempo, elas servem como um caminho mais seguro para a circulação de pedestres, que as íngremes e escorregadias passagens que existem na área, entre a cumeada e o vale. Além disso, ao impedir a infiltração de águas pluviais e servidas no solo da encosta, elas impedem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso,manejo e conservação de pastagens
  • Métodos de conservação uso do calor
  • conservação de alimentos pelo uso de aditivos
  • Conservação de alimentos pelo uso de aditivos
  • Conservação pelo uso do calor
  • Unidades de Conservação de Uso Sustentável
  • Tipos, usos, conservação e leitura em paquímetros
  • Métodos de conservação de alimentos pelo uso do calor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!