O ESTADO DE CONSERVAÇÃO E USO DAS ESCADARIAS E RAMPAS DRENANTES EM SALVADOR

4215 palavras 17 páginas
O ESTADO DE CONSERVAÇÃO E USO DAS ESCADARIAS E RAMPAS DRENANTES EM SALVADOR

Rafael Bahia do Bonfim 1
Marcos Jorge Almeida Santana 2

Resumo: Este artigo aborda o estado de conservação e uso das Escadarias e Rampas Drenantes na cidade de Salvador na solução dos problemas de saneamento básico das áreas de população de baixa renda.
A construção deste trabalho sustenta-se em revisões bibliográficas e visitas aos bairros atendidos por elas, como os densamente povoados, Pernambués, São Caetano, Retiro, Rótula do Abacaxi, Engenho Velho de Brotas e Calabar.
Através da tecnologia de argamassa armada, o emprego de elementos pré-fabricados leves para transporte e montagem manuais, a Prefeitura Municipal de Salvador, representada pela Companhia de Renovação Urbana de Salvador – RENURB, implantou em 1979, de forma pioneira, as Escadarias e Rampas Drenantes (ERD) no intuito de resolver os problemas de desmoronamento de encostas, alagamentos constantes e acessibilidade da população.

Palavras-chave: Escadarias, Rampas Drenantes

1. INTRODUÇÃO:

Salvador é uma cidade que possui 2.948.748 milhões de habitantes (IBGE, 2008), atípica topograficamente, situada numa sucessão de cumeadas próximas, separadas por vales de mais de 40 metros de profundidade. Esta topografia singular e acidentada foi decisiva na implantação da cidade. Salvador, por questão de segurança foi construída em cima dos morros onde foram localizadas as primeiras áreas residenciais, privilegiadas pela vista, e pela brisa constante que soprava do mar, locais onde foram formadas as primeiras ruas e o sistema viário. Nas áreas úmidas e mais férteis do fundo dos vales ficavam as hortas e pomares. Com o crescimento demográfico acelerado da cidade, principalmente a partir de 1950, as famílias mais pobres começaram a ocupar as áreas de encostas, regiões ainda não cobiçadas pela classe dominante, se deslocando até ocupar o fundo dos vales. As condições de moradias nesses locais, que já eram precárias,

Relacionados