O Estado Da Arte Sobre Resíduos Industriais Como Matéria Prima

Páginas: 4 (806 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1. Introdução
Cada atividade industrial contribui significativamente para o desequilíbrio ambiental, e deve buscar alternativas para a ecologia industrial, uma vez que se deseja crescer econômicae tecnicamente, mas, de maneira sustentável.
As atividades industriais produzem uma certa quantidade de resíduos que não são incorporadas aos objetivos de produção em si. Visto que reduzir aquantidade de resíduos gerados é necessário, mas tecnicamente limitado, o melhor caminho a ser seguido é o da reciclagem.
O aproveitamento dos rejeitos industriais para uso como materiais alternativos não énovo e tem dado certo em vários países do Primeiro Mundo, sendo três as principais razões que motivam os países a reciclarem seus rejeitos industriais; primeiro, o esgotamento das reservas dematérias-primas confiáveis; segundo, o crescente volume de resíduos sólidos, que põem em risco a saúde pública, ocupam o espaço e degradam os recursos naturais e, terceiro, a necessidade de compensar odesequilíbrio provocado pelas altas do petróleo.
Umas das maiores dificuldades para aplicação desse benefício está na falta de técnicas de processamento, por isso a sociedade vem exigindo não só a qualidadedo material, mas também conhecimento das suas interações com o meio ambiente, buscando aqueles que causam menos impactos ambientais e menor consumo energético.
2. Objetivos
Este trabalho objetivaapresentar uma visão geral da possibilidade de reutilização dos resíduos industriais e urbanos como matérias-primas.




3. O estado da arte sobre resíduos industriais como matéria prima
Areciclagem trata-se de um conjunto de técnicas cuja finalidade é aproveitar os detritos e rejeitos introduzindo-os novamente no ciclo de produção. A reciclagem de resíduos independente do seu tipo, temvárias vantagens em relação à utilização dos recursos naturais, prolongando sua vida útil.
Reciclar o resíduo industrial vai além do marketing, é também uma questão de lucros, para se ter uma ideia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O estado da arte sobre o uso de resíduos como matérias-primas cerâmicas alternativas
  • Matéria sobre matérias primas
  • Reaproveitamento de materia prima e reaproveitamento de resíduos
  • Resíduos sólidos, geração de matéria prima
  • Resenha sobre residuos indústriais
  • A arte como matéria prima e instrumento de trabalho para o Assistente Social
  • A importancia de concientizaçao sobre residuos industriais
  • Matéria prima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!