O estágio impulsivo-emocional de henri wallon

Páginas: 7 (1698 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO
Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças é comum hoje em dia. No início do século passado, porém, esta idéia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon. Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais doque um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção de conhecimento.

1. Wallon: trajetória de um humanista.
Henri Wallon (1879-1962), filósofo, médico, psicólogo e político francês, dedicou-se a compreender o psiquismo humano, voltando sua atenção à criança, acreditando que conhecendo seu desenvolvimento era possível teracesso à gênese dos processos psíquicos.
Seu interesse em integrar a atividade cientifica à ação social permeou sua trajetória, numa atitude de coerência e engajamento. Wallon viveu em um período de grande instabilidade social. Foi contemporâneo às duas guerras mundiais (1914-18 – 1939-45), ao avanço do fascismo no período entre guerras, às revoluções socialistas e guerras para libertação dascolônias na África que afetaram a Europa. È provável que a vivência de momentos históricos tão turbulentos tenha evidenciado a influência fundamental que o meio social exerce sobre o desenvolvimento da pessoa humana, aspecto que tem destaque em sua teoria.
Após a graduação em Medicina, atuou em instituições psiquiátricas onde se dedicou ao atendimento de crianças com deficiências neurológicas edistúrbios de comportamento. Serviu como médico no exército francês em 1914, na frente de combate. O contato com as lesões cerebrais sofridas por ex-combatentes e a observação dos efeitos das lesões nas condutas e habilidades desses soldados fez com que revisse postulados neurológicos que havia desenvolvido no atendimento a crianças com deficiência Em 1925 ele publicou sua tese de doutorado, “A criançaturbulenta”, vivendo um período de grande produção durante o qual foram publicados seus livros considerados mais importantes, sendo o último deles “Origens do pensamento na criança” de 1945. De 1937 a 1949, lecionou no Colégio de França ocupando a cadeira de Psicologia da Educação da Criança.

2- Estágio impulsivo emocional: Aspectos gerais.
O primeiro estágio do desenvolvimento descrito porWallon compreende o período que vai do nascimento até um ano de idade e contém dois momentos: o da impulsividade motora e o emocional.
A criança inicia sua vida em uma situação de total dependência do meio externo. Em conseqüência de sua inaptidão prolongada, mostra-se incapaz de resolver suas próprias necessidades para sobrevivência, necessitando do meio social para interpretar, dar significado etrazer respostas a elas. Suas reações de bem-estar e de mal-estar irão inicialmente se manifestar mediante descargas motoras indiferenciadas.
Nessa relação complementar e antagônica, o eu busca afirmação de sua identidade, e o outro se resume naquilo que é preciso expulsar dessa identidade para conservá-la. É nesse sentido que Wallon considera o homem um ser intimamente, geneticamente eessencialmente social, não em virtude de contingências exteriores, mas em conseqüência de uma necessidade íntima.

2.1 – Primeiro momento: impulsividade motora
Wallon descreve esta primeira etapa, que se inicia com o nascimento e dura aproximadamente três meses, como aquela em que o ser é quase organismo puro e sua atividade se manifesta apenas por reflexos e movimentos impulsivos. Na formaçãouterina do ser humano, há uma dualidade da criança e das suas condições de existência, ambas ligadas ao fato de a criança ser, ao mesmo tempo, progressivamente capaz de reagir por conta própria em diferentes situações e a estímulos igualmente diversos e depender vitalmente de sua mãe. A criança recebe tudo da mãe e, ao mesmo tempo, vai tornando-se um pequeno ser, organizando todo o seu equipamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O estagio impulsivo emocional wallon
  • Estágios do Desenvolvimento Segundo Wallon
  • Estágio impulsivo-emocional
  • Resumo dos estágios de Henri Wallon
  • Estágios da criança de henri wallon
  • Estágios de desenvolvimento infantil
  • Henri wallon
  • Henri wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!