O ESPORTE DE ALTONIVEL DE RENDIMENTO

1257 palavras 6 páginas
13/3/2014

O esporte moderno de alto-rendimento, e sua ideologia capitalista

1/1

Introdução
O esporte como potencializador das performances humanas
O Esporte de alto nível é hoje um dos maiores fenômenos sociais, pois consegue agir direta ou indiretamente em todos os segmentos sociais, sejam eles de ordem econômica, educacional, científica, entre outras.
Mas o que na concepção do Barão de Coubertin deveria agir como um meio civilizador da humanidade, tendo como ponto importante à competição, e não a vitória passa a ser, contemporaneamente, um ato que revela um fim em seu próprio cerne.
Este esporte, em sua modernidade, acaba por trazer uma discussão que a muito se é explorado: o individuo e seu corpo.
Quando há milênios, na história de diversas civilizações, começa a surgir questionamentos: de onde vem o ser humano e, mais, de onde vem o corpo humano? E a mitologia grega respondendo: da terra, o homem não aceita, e passa a investigar por olhos da ciência.
É neste momento que a história corporal começa a ser escrita, e o corpo humano torna-se vítima preferencial da civilização.
Ao corpo, é preciso dar-lhe um pouco menos que o necessário. Se não, atraiçoa. Diz ao teu corpo: prefiro ter um escravo a ser escravo teu (Josemaría Escrivá).
A valorização do "saber" faz com que o corpo comece a ser cada vez mais estudado, e todo conhecimento produzido passa a ser utilizado para melhor controle deste, tornando-se este objeto, e criando assim uma nova relação, e concepção de "poder" que nada tem a ver com aquele poder estatal ou governamental. Mas sim aquele poder, constantemente existente em nossa vida diária, onde aqueles que sabem dominam os que não sabem.
"Os estudos Foucault mostram a origem desses mecanismos cotidianos de poder. Nos séculos XVII e XVIII, junto com a aparição da arte do corpo humano, do estudo da anatomia, houve a descoberta do corpo como objeto transformável em eficiência e alvo do controle. É o que ele chamou de
momento

Relacionados