"O Espelho", de Guimarães Rosa

Páginas: 18 (4368 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - CAMPUS ARARAQUARA
Curso: Letras
Disciplina: Literatura Brasileira II - Diurno
Professora Responsável: Sylvia Helena Telarolli
Aluna: Simone Mayumi Minaki

“O ESPELHO”, DE GUIMARÃES ROSA

1) Introdução

A proposta deste trabalho é abordar certos aspectos como: enredo, tempo, espaço, personagens e foco narrativo doconto “O espelho”, que está inserido em Primeiras Estórias, autoria de João Guimarães Rosa. Pretende-se também fazer alguns possíveis paralelos com outros contos e/ou escritores que utilizaram o mesmo (ou semelhante) tema.

2) Guimarães Rosa

Nasceu em Codisburgo, Minas Gerais, aos 27 de julho de 1908. É filho de Floduardo Pinto Rosa e Francisca Guimarães Rosa.
Desde cedo, adquireobservação direta da fauna e flora local. Explora campos, aprende a ler sozinho e prefere observar os bichos a brincar como uma criança comum. No discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, Guimarães Rosa diz o seguinte sobre sua cidade natal, local onde passou parte de sua infância:

(...) pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repentebonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, milmaravilha, a das fadas; e o próprio campo, com vasqueiros cochos de sal ao gado bravo, entre gentis morros ou sob o demais das estrelas, falava-se antes: os pastos da Vista Alegre (COVIZZI & NASCIMENTO, 2001, p. 10).


Aos dez anos de idade, é levado por seu avô, Luís Guimarães, para Belo Horizonte. Lá, estuda no Colégio Arnaldo, por ondepassaram também nomes famosos como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Gustavo Capanema.
Em 1925, aos dezessete anos, decide se matricular na Faculdade de Medicina de Minas Gerais. Mesmo trabalhando, o salário era pouco para comprar os livros dos quais precisava. Então, quando a revista O Cruzeiro promove um concurso de contos, Guimarães envia o “Mystério de Highmore Hall” - cujo estilo lembraOscar Wilde -, que é selecionado e publicado no número 57 da revista. Em 1930, há publicação de mais contos, como “Chronos Kai Anagke” (Tempo e Destino) e “Caçadores de Camurça”. Assim, inicia-se a vida literária de Guimarães Rosa.
Em 1930, João Guimarães se forma na faculdade. Pouco depois, casa-se - no dia de seu aniversário - com uma jovem de 16 anos, Lygia Cabral Pena. No ano seguinte, o casalse muda para Itaguara, Minas Gerais, onde Rosa inicia sua carreira médica. Esta, por sua vez, só é abandonada por causa da diplomacia, anos mais tarde.
Morre aos 59 anos, vítima de enfarte, em 19 de novembro de 1967, três dias após sua posse na Academia Brasileira de Letras. Deixou publicadas várias obras de ficção, entre as quais estão Primeiras Estórias; Corpo de Baile (a partir da terceiraedição, dividido em três livros: Manuelzão e Miguilim; No Urubùquaquá, no Pinhém; Noites no Sertão); Grande Sertão: Veredas; Tutaméia (Terceiras Estórias); e dois volumes de organização póstuma: Estas Estórias e Ave, Palavra.

3) Enredo

No conto “O Espelho”, o narrador protagonista relata suas experiências de outrora, relacionadas com a tentativa de procurar sua essência, através do espelho.Tudo isso acontece logo após o personagem ter-se deparado com seu próprio reflexo, num lavatório de um prédio público. Não ficando satisfeito com sua própria imagem, ele tenta de diversas formas procurar o seu verdadeiro eu, o “eu por detrás de mim” (ROSA, 1995, p.439). Assim, submete-se a várias experiências, mas todas em vão.
Depois de algumas tentativas frustradas, o protagonista fica umbom tempo sem se mirar no espelho. Com o passar dos meses, resolve encarar seu reflexo de novo, mas dessa vez, como resultado, não enxerga absolutamente nada. Finalmente, ao fazer novas tentativas, o objeto de especulação passa a refletir “uma luz (...) luzinha (...)” (ROSA, 1995, p.442) inicial que delineará um rosto de menino, que o narrador confessa ser a si mesmo. Como se pode notar, o enredo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • "Os espelhos" de machado de assis e guimarães rosa
  • Análise: O Espelho- João Guimarães Rosa
  • Espelho de Guimaraes Rosa VS O Espelho de o Machado de Assis
  • Relatório dos livros " O Espelho" de Machado de Assis x " O Espelho" de Guimarães Rosa
  • Análise dos textos literários "O espelho" de Guimarães Rosa e "O espelho" de Machado de Assis
  • Guimarães Rosa
  • Guimarães rosa
  • Guimarães rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!