O espectro eletromagnético

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
O espectro eletromagnético
Representa o conjunto de todas ás ondas eletromagnéticas de diferentes frequência. Algumas são visíveis, podendo ser captadas pelo olho humano, no entanto, a maiorparte delas são invisíveis aos nossos olhos.

Tipos de ondas
Ondas de rádio: é um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que aradiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronómicos. Artificialmente, as ondasde rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel, radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmerasoutras aplicações.
micro-ondas: são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádiovariando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.
radiação infravermelha (IV): éuma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebradosnão seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.
Espectro visível (ou espectro óptico)é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação composta por fotões, pode ser captada pelo olho humano. Geralmente esta radiação identifica-se como sendo a luz visível, ou simplesmente luz. Estafaixa do espectro situa-se entre a radiação infravermelha e a ultravioleta. Para cada frequência da luz visível é associada uma cor.O espectro visível pode ser subdividido de acordo com a cor, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espectro eletromagnetico
  • Espectro Eletromagnético
  • Espectro Eletromagnético
  • O espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnético
  • O espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnetico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!