O espectro eletromagnético

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
O espectro eletromagnético
Se já estudaste o som, viste que o espectro sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas por diversas fontes sonoras (todos os sons audíveis e inaudíveis).

Da mesma forma, o espectro eletromagnético representa o conjunto de todas as ondas eletromagnéticas de diferentes frequências. Algumas são vísiveis, podendo ser captadas peloolho humano, no entanto, a maior parte delas são invisíveis aos nossos olhos.
Como podemos observar na figura, ele encontra-se dividido em zonas distintas:
Frequência extremamente baixa
Frequência muito baixa
Ondas de rádio
Microondas
Infravermelhos
Luz visível
Raios ultravioletas
Raios X
Raios Gama
Raios cósmicos







Ondas de rádio

Ondas de rádio são um tipode radiação eletromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronómicos. Artificialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel, radar eoutros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.

Tais ondas eletromagnéticas são também denominadas ondas hertzianas e popularmente conhecidas como ondas de radiofrequência ou simplesmente ondas de rádio.

Microondas
As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, masmenores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF.


Radiação infravermelha
A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentosde onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.

A radiação infravermelha foi descoberta em 1800 por William Herschel, um astrónomo inglês de origem alemã. Herschel colocou um termómetro demercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal com a finalidade de medir o calor emitido por cada cor. Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali não havia luz. Esta foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser captado em forma de imagem, como acontece com a luz visível.
Esta radiação é muito utilizada nas trocas deinformações entre computadores, telemóveis (celulares) e outros equipamentos eletrónicos.

Imagem térmica de um cão, com recurso à radiação infravermelha
Figura 2 - Obtenção de imagens térmicas com radiação infravermelha


Espectro visível
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação composta por fotões, pode ser captada pelo olho humano. Geralmenteesta radiação identifica-se como sendo a luz visível, ou simplesmente luz. Esta faixa do espectro situa-se entre a radiação infravermelha e a ultravioleta. Para cada frequência da luz visível é associada uma cor.
O espectro visível pode ser subdividido de acordo com a cor, com vermelho nos comprimentos de onda longos e violeta para os comprimentos de onda mais curtos, conforme as cores de umarco-íris. Os comprimentos de onda desta radiação estão compreendidos entre os 700 e os 400 nm (nanómetros).
O espectro visual varia muito de uma espécie animal para a outra. Os cachorros e os gatos, por exemplo, não veem todas as cores, apenas azul e amarelo, mas de maneira geral, em preto e branco numa nuance de cinzas. Nós humanos vemos numa faixa que vai do vermelho ao violeta,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espectro eletromagnetico
  • Espectro Eletromagnético
  • Espectro Eletromagnético
  • Espectro eletromagnético
  • O espectro eletromagnético
  • O espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnetico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!