O espa o na aprendizagem o ambiente f sico que influencia positivamente na compet ncia social da crian a

1395 palavras 6 páginas
O espaço na aprendizagem é o ambiente físico que influencia positivamente na competência social da criança, a organização desse ambiente é essencial, pois fornece os sinais visuais e os recursos para que as crianças funcionem com mais independia e autonomia. Nesse aspecto de orientação, desenvolvimento e da aprendizagem social das crianças chama-se estruturação que é a organização do tempo, do espaço e dos materiais de modo a promover a competência social.
Geralmente os profissionais da educação infantil estruturam o ambiente físico por três razoes, a primeira os profissionais tentam antecipar os comportamentos das crianças, então preparam o ambiente antes que elas cheguem, de modo a favorecer as ações desejáveis e minimizar as indesejáveis, é o melhor modo de se organizar o tempo e chegar a alcançar seus objetivos; o segundo lugar os profissionais estruturam o ambiente para que os problemas possam ser resolvidos no momento que surge, para minimizar as frustrações e os conflitos entre as crianças; o terceiro os profissionais estruturam o ambiente para a melhor interação social de uma criança com a outra.
A estruturação de um espaço tem que ser bem planejado, elaborado e organizado, pois desenvolve um autocontrole, uma atmosfera positiva e de apoio para os que o usam. É desejável que o espaço seja flexível com a limpeza, com a acessibilidade dos materiais, padrões de segurança, durabilidade, manutenção, beleza, e adaptado para o uso.
Os espaços tem que ser os mais acolhedores possíveis, os matérias mais utilizados para as estruturações dos ambientes são os: carpetes e tapetes que diminuem os barulhos, reduz os estresses e favorece nas conversas; o tatame por serem macios amortece se caso tiver alguma queda; as cores das paredes também influencia bastante no humor, de preferência as cores azul e verde que são tranquilizantes e vermelho e laranja que são estimulantes; os profissionais podem colocar as atividades elaboradas pelas crianças na parede para expor o

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas