O espaço

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2013
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DONORTE
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Campus Avançado de Patu - CAP
Faculdade de educação - FE
Curso de Pedagogia

Disciplina educação para diversidade

Romero Godeiro de Araújo
romero.godeiro@hotmail.com

EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE OS DESAFIOS DA INCLUSÃO


Resumo o trabalho hora apresentado objetiva relatar as experiências vividas noDAIN, Departamento de Apoio à Inclusão da UERN, e seu relevante e desafiador trabalho para incluir alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos regulares da UERN, Sabe-se hoje que muitas instituições de ensino não dispõem de uma estrutura adequada para promover a inclusão de seus alunos, como também poucos profissionais da área educacional estão preparados para vivenciar esse recentemomento da educação brasileira, dessa forma entendesse que precisa haver uma quebra de paradigmas objetivando sobre tudo levantar conhecimentos científicos pedagógicos que possibilitem a efetivação desse novo acontecimento educacional. O intuito aqui é apresentar um breve histórico do DAIN, relatar as experiências vividas na visita ao mesmo em 13 de setembro de 2012, e apresentar as ações quepossibilitam a entrada, permanência e inclusão de jovens com necessidades educacionais especiais no cotidiano da UERN. A tipologia utilizada neste trabalho é uma prática Real e de campo, os meios de investigação usados foram visita acadêmica ao DAIN, pesquisa bibliográfica e na rede mundial de computadores como também perguntas feitas aos palestrantes em nossa visita. No decurso deste estudo foipossível identificar, avaliar e conhecer a importância da inclusão na vida profissional de um educador e principalmente para as pessoas com necessidades educacionais especiais.
* INTRODUÇÃO
Durante séculos adultos e crianças com necessidades educacionais especiais foram tratados como doentes e vistos como incapazes, que não precisavam de educação, vivendo no desprezo e as margens da sociedade,sofriam rejeições até mesmo das próprias famílias, foi somente no fim da década de 60 que essas perspectivas começaram a mudar, onde os mesmo começaram a ser integrados na sociedade, no entanto essa decisão não trouxe muitos benefícios, pois as pessoas com NEE e que teriam que se adaptar a sociedade. Somente na década de 90 que os paradigmas começaram a ser suplantados pelos estudos relacionados àinclusão, ou seja, não bastava mais está integrado mace sim incluído e dessa forma garantir o acesso de todos há educação, refletindo assim esse novo momento da educação inclusiva.
* BREVE HISTÓRICO DO DAIN
1Na década de 90, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN dá início as discussões sobre a política de atendimento que contempla as pessoas com deficiência a partir dacriação da Disciplina de Educação Especial com 60 horas-aula no ano de 1996 pelo Departamento de Educação da Faculdade de Educação do Campus Central da UERN, em cumprimento à Portaria 1.793/1994 do Ministério da Educação - MEC. Com relação ao ingresso da pessoa com deficiência no ensino superior, a UERN vem cumprindo o que orienta o Aviso Circular n° 277/MEC/GM – Brasília de 08 de maio de 1996 eainda o Decreto n° 3.298 de 20 de dezembro de 1999, no tocante à acessibilidade e formação docente. No ano de 2000, foi criada a Comissão Especial para a quebra de barreiras arquitetônicas, que resultou em um projeto de acessibilidade com apoio da Coordenadoria de Educação Especial - CORDE/Natal-RN. (Anexo 1). Desde 2003, a UERN informa à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação -SESU/MEC - o número de alunos com Necessidades Especiais e neste mesmo ano, realizou um Cursinho Pré-Vestibular preparatório para ingresso de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (surdos e cegos) na instituição, tendo como proponente a Pró-Reitoria de Extensão, em 2004 foi criado numa plenária da Faculdade de Educação (FE) no dia 9 de dezembro de 2004, com o nome de Núcleo de Assistência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPAÇO
  • espaço
  • espaço
  • Espaço
  • Espaço
  • O que é Espaço?
  • Espaço
  • Espaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!