O espaço urbano renascentista e barroco

Páginas: 12 (2798 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
ÍNDICE

1 - INTRODUÇÃO 2
2 - O ESPAÇO URBANO 3
2.1 - Fortificações 3
2.2 - Ruas 3
2.3 - Quadrícula 4
2.4 - Praças 5
2.5 - Quarteirões 5
2.6 - Espaços Verdes 5
3 - A ARQUITETURA 6
3.1 - As Fachadas 6
3.2 - Os Edifícios 6
3.3 - Os Monumentos 7
4 - CIDADES 8
4.1 - Roma 8
4.2 - Paris8
4.3 - Ferrara 9
5 - CONSPIRAÇÕES FINAIS 11
6 - BIBLIOGRAFICA 12

1 - INTRODUÇÃO

Renascimento é o nome dado ao período após a idade média, no qual há um retorno aos valores da antiguidade clássica. Para a arquitetura e o Urbanismo isso significa o equilíbrio, a harmonia e a regularidade geométrica, que foram buscados principalmente nas teorias de Vitrúvio eem seu trinômio, que define as bases da arquitetura. Há também uma mudança na forma como é vista o papel do arquiteto na sociedade, já que ele passa a ser essencial para o planejamento das alterações que eram realizadas nas cidades, além de ganhar maior independência e ter seu trabalho diferenciado dos de outros profissionais, sendo que a arquitetura passou a ser vista também como uma ciência,por possuir uma razão e poder ser justificada.
Um salto importante nas artes, que serviu como estímulo para o desenvolvimento arquitetônico, foi o início da utilização das técnicas de perspectiva. Com isso, desenhos importantes puderam ser feitos, representando com fidelidade como eram ou poderiam ser os edifícios na realidade. Dessa forma, propostas de cidades ideais foram desenvolvidas. Porém,como as cidades antigas e medievais já eram muitas e grandes, e não havia motivos para a construção de outras cidades, aquelas já existentes foram sendo modificadas e adaptadas de acordo com os novos conceitos. Praças foram criadas, muros perderam sua função, as ruas deixaram de ser usadas apenas para circulação, antigos monumentos foram renovados e outros tiveram seu uso alterado.
Portanto, acidade renascentista de fato foram desenhos e idéias não colocados em prática. Falar em cidade renascentista, na verdade, significa falar da situação das cidades durante o período do renascimento e das mudanças que nelas aconteceram em função da renovação do pensamento.
Com o Barroco acontece o mesmo e ele segue a mesma linha dos princípios renascentistas, apenas se diferenciando, em termos dearquitetura e urbanismo, por seu maior exagero e pelo grande impacto imediato que causa, quando se trata da composição estética dos edifícios. O Barroco traz consigo, portanto, uma contradição, por ser, ao mesmo tempo, extravagante e anticlássico na pintura e na escultura e formal e geometrizado em seu traçado urbano.

2 - O ESPAÇO URBANO

No Renascimento e no Barroco, para Mumford (1982, p. 378)“[...] o enclausuramento hoje sem significação e a desordem e congestionamento, que muitas vezes caracterizam a cidade da baixa Idade Média, tinham-se tornado intoleráveis.”. Ainda de acordo com o autor (1982, p. 379) “Os símbolos desse novo movimento são a rua reta, a ininterrupta linha horizontal dos tetos, o arco redondo e a repetição de elementos uniformes [...] na fachada [...].” e (1982,citado por Alberti) “as ruas tornar-se-ão muito mais nobres se as portas forem construídas todas segundo o mesmo modelo, e as casas de cada lado ficarem em linha uniforme [...].”

2.1 - Fortificações

A evolução dos instrumentos e técnicas militares fez com que as muralhas, sistemas de defesa utilizados durante a Idade Média, tornassem-se ineficientes, e, por isso, foi necessário o desenvolvimentode um novo método para proteger as cidades de ataques inimigos. Esse método “[...] deveria obrigar o assaltante a parar antes que seus canhões pudessem atingir a cidade. Assim se criaram complexos sistemas de fossos, rampas, baluartes e muralhas [...]” (Lamas, 2004, p. 172).
Fig 1 - Fortificações por baluartes.
Porém, os autores Mumford e Lamas concordam que essas fortificações, apesar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espaço Urbano
  • O Espaço Urbano
  • Espaco urbano
  • O Espaço Urbano
  • espaço urbano
  • Espaço urbano
  • Espaço Urbano
  • O espaço Urbano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!