o espaço geografico

Páginas: 23 (5641 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O ESPAÇO GEOGRAFICO INDUSTRIAL
capítulo 14 – PD3
O QUE É INDUSTRIA
Um processo industrial é feito em várias etapas, se inicia na retirada das matérias primas (da natureza), que passam por um processo de produção primaria (ainda na zona rural) e só então termina na industria.
A matéria prima sofre varias transformações por diversas industrias para se tornar de uso popular no mercadoconsumidor (setor terciário)
Em um único automóvel, porem existir mais de 60 mil peças, cada uma produzida por uma empresa que usou vários componentes e matérias primas diferentes.
Natureza -> setor extrativo/agropecuário ->industria de base -> industria intermediaria -> industria de bens de consumo -> mercado.
ORIGENS E EVOLUÇÃO
Antes que a urbanização se espalhasse, predominava o sistema de produçãofamiliar (sistema produtivo se baseava no trabalho da família, para atender as necessidades domesticas, subsistência, não para um mercado consumidor).
No feudalismo, essa forma começou a se modificar, com as ferramentas começando a ser aperfeiçoadas, foram introduzidas mudanças no sistema de produção e criando novos produtos que começaram a ser vendidos. As novas mercadorias eram produzidas porespecialistas, que como artesãos, se organizavam em corporações de oficio. Produziam para um pequeno mercado, dentro do burgo que viviam.
Com as grandes navegações o sistema de produção mercantil-domestico começou a se firmar, os artesãos não tinham tanta liberdade e dependiam dos burgueses que controlavam o comercio. O aumento do mercado consumidor e da busca por mercadorias, tornaram osartesãos cada vez mais dependentes dos comerciantes que controlavam o mercado. Tornaram-se comuns, nessa época, as chamadas ligas. A mais importante era a Hanseatica, que dominava o comercio do norte europeu.
Quando começou a primeira revolução industrial, nasceu o sistema de produção fabril. Suas características eram que os artesãos trabalhavam em um amplo local (fabrica) e não mais em casa, eles eramtodos empregados, ou seja, recebiam salário ($$) e deixaram de ser donos de suas ferramentas e maquinas, o ritmo de trabalho era maior e supervisionado, havia divisao de trabalho.
Esse novo sistema foi a base para a ampliação da primeira revolução industrial que começou na Inglaterra e depois foi pra Europa, Japão e estados unidos.
Na segunda revolução industrial, o sistema era de produção emlinha. Henry Ford aperfeiçoou esse sistema, criou uma linha de produção de automóveis, o fordismo. Em cima de uma esteira rolante eram montados os veículos, cada operário, especializado, ia colocando uma peça quando passava por ele. No fim, o carro estava montado.
O fordismo queria reduzir o preço, aumentar o lucro, produzir em serie (esteiras), tinha mão de obra especializada e qualificada em umaetapa.
Frederick Taylor criou o que ele chamou de “organização cientifica do trabalho” = taylorismo. Inventou métodos que controlavam os movimentos dos trabalhadores e das maquinas visando o aumento do rendimento pelo aumento da velocidade e eliminação dos movimentos inúteis.
Ele também usava a esteira, tinha mão de obra qualificada, no taylorismo o empregado produz, não pensa e não contesta. Oempregado deve estar satisfeito!!
Fordismo + Taylorismo = sistema de produção industrial a picos. Estados unidos e a Europa ocidental se tornaram as áreas mais modernas e ricas do mundo.
O crescimento econômico do Japão passou a desafiá-las. A produção japonesa introduziu o Toyotismo (produção enxuta).
Toyotismo: produção certa, na hora certa, tinha mão de obra qualificada e versátil, uso deesteira, produção em série. Inovou as linhas de produção, formas de organização, gestão e adm dos recursos humanos. Era baseado no “Just in time” que é quando a adm adquire matéria prima e peça no instante e na quantidade de uso, meta é estoque zero. Buscavam também a autoativação da produção, com o desenvolvimento da mão de obra multifuncional, cada funcionário devia romper a noção de posto no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espaço Geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço Geográfico
  • espaço geografico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geografico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!