O espaço fisico do nucleo de educaçao infantil vm do municipio de marabá

Páginas: 18 (4396 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2013
CAPITULO II: O ESPAÇO FISICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇAO PRÉ-ESCOLAR

1.1 O QUE DIZEM ALGUNS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO

A educação constitui uma prática fundamental para formação dos sujeitos e muitas são as correntes que pesquisam acerca do desenvolvimento humano. Esses estudos podem voltar-se tanto para a totalidade do desenvolvimento humano, quantopara algumas de suas especificidades. Interferindo diretamente na formação dos indivíduos “distinguindo o modo de ser cultural dos homens do modo natural de existir dos demais seres vivos”, (SEVERINO, 1992; Apud. GADOTTI, 1997, p. 11). “Através do tempo e do espaço”, a ação educativa tem contribuindo fortemente na difusão de “valores culturais, experiências” e formas de pensar de geraçõespassadas. (AZEVEDO, 2002, p. 58).
Embora as teorias venham tentando explicar e ofereçam argumentos úteis a compreensão do desenvolvimento humano, nenhuma tem conseguido explicar a totalidade das sutilezas existentes no processo. Assim criando critérios próprios os pesquisadores têm estabelecido classificações, cujas categorias permitem o entendimento de diferentes tipos de pensamentos. (ELALI, 2002).Neste sentido alguns educadores se preocuparam em analisar o desenvolvimento do homem desde o nascimento e desenvolveram teorias relevantes para os processos educativos. Alguns pesquisadores defendem que as crianças estão mais abertas aos processos de desenvolvimento e aprendizagem e privilegiam ações que prezem pela qualidade despendida ao desenvolvimento intelectual, cognitivo, social, físico,afetivo, moral. Eles trazem importantes contribuições no que se refere à educação dos pequenos.
Em seus estudos e aplicações práticas o educador alemão Fröebel (1782- 1852), fundador do primeiro jardim de infância destaca, “a importância da educação nos primeiros anos de vida”. Para o pesquisador as crianças possuem interesses e convergências inatas para a ação, “e as atividades da escola deverãoincentivar as atividades espontâneas da criança, auxiliando-as a se expressarem e a se desenvolverem a partir da vivencia e da experimentação” (PILETTI E PILETTI, 1997; GADOTTI, 1998 Apud. AZEVEDO 2002).
Os esforços espontâneos realizados pela criança, através das atividades lúdicas, representam a auto-atividade e oferecem ao mestre o caminho do ensino e da aprendizagem. O papel do professorfröebeliano é o de estar, sempre, entre as crianças, brincando junto, ensinando e estimulando-as a fazerem coisas por si mesmas. (VILARINHO, 1987; Apud. AZEVEDO, p. 67, 2002)
John Dewey (1859 -1952) um importante idealizador pedagógico, prega um “ensino pragmático e instrumentalista”, de acordo com ele “a base do desenvolvimento infantil é a vida social”, considerando que o indivíduo tempotencialidades cuja acepção só pode ser reconhecida frente ao ambiente social onde vive. Na proposta de Dewey a escola deveria preparar o aluno para o trabalho, as atividades práticas, sujeitando-se ao progresso e desenvolvimento do mundo, buscava adequar o homem ao projeto burguês de sociedade. (GADOTTI, 1998; PILETTI & PILETTI, 1997; Apud. AZEVEDO, 2002).
Dewey teve grande importância na inovação dosmétodos pedagógicos de ensino. Precursor da concepção de ensino da “Escola Nova”. Acreditava que o aluno necessitava ser sempre o autor de sua própria história, baseando seu conhecimento em experiências concretas, autonomia e autogoverno.
Um dos mais importantes discípulos de Dewey, William Kilpatrick (1871 – 1965), cria o método de projetos, baseado na atividade prática dos alunos e com oobjetivo de ter um ensino mais completo, menos fragmentado e disperso PILETI & PILETTI, 1997; Apud. AZEVEDO (2002). Os projetos poderiam ser executados manualmente, a exemplo de uma construção; de descoberta, como uma excursão; de competição, como um jogo; de comunicação, como uma narração de um conto, etc. (AZEVEDO, 2002).
Como método didático, passou a significar uma atividade intencional, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espaço fisico na educação infantil
  • ESPAÇO FÍSICO X BRINCAR: PARADOXOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O espaço fisico na educação inclusiva
  • Como os espaços físicos destinados a educação infantil são utilizados no ambiente escolar?
  • O espaço educativo a educação infantil
  • Passos e espaços na educação infantil
  • Organização dos espaços na educação infantil
  • Organização do Espaço na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!