O espaço brasileiro

Páginas: 17 (4088 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
O ESPAÇO BRASILEIRO

O trabalho e as formas de transformação
do espaço brasileiro

A estrutura produtiva do país passou por dois ciclos de profundas alterações nas últimas décadas.
O primeiro refere-se ao projeto de modernização da economia consolidado com o desenvolvimento industrial a partir da década de 60. Juntamente com a modernização do campo, desde então redesenhou-se a ocupaçãodo espaço brasileiro.
Além disso, a crescente importância da pecuária na produção da riqueza nacional trouxe consequências para a divisão interregional do trabalho. No entanto, a reorganização econômica e geográfica não se fez isoladamente.
As mudanças de rumo no capitalismo internacional decorrentes da crise do petróleo e do endividamento do Estado logo alteraram os padrões daindustrialização brasileira. As multinacionais (ou transnacionais) tornaram-se peças fundamentais do cenário econômico do país e, mais tardiamente, tornou-se obrigatório o debate em torno do papel do Estado na economia e nas relações sociais.
No final da década de 80 e no início da década de 90 inaugurava-se um novo ciclo de mudanças: reestruturação do papel do Estado, busca de qualidade e redução de custos paraelevar a competitividade do país no comércio internacional e alterações na divisão setorial do trabalho.

Formas tradicionais e modernas de trabalho no campo

1- O campo se moderniza
Com a aceleração industrial a partir da 60, a participação do setor agropecuário na produção da riqueza nacional reduziu-se paulatinamente. A própria agropecuária, bem como as relações sociais e as formasde trabalho, foi dominada cada vez mais pelo capitalismo industrial em sua fase monopolista.
Já vimos como o desenvolvimento do capitalismo imprime ao campo uma série de alterações, processo genéricamente conhecido como modernização agrícola, que é caracterizada por:
a) subordinação ao mundo urbano-industrial, ao qual fornece alimentos e matérias-primas;
b) aumento do cultivo de culturasmodernas, voltadas para a exportação, em detrimento das tradicionais;
c) concentração de terras;
d) expulsão de pequenos proprietários.
Apesar do aumento da produção e ampliação das áreas cultiváveis para financiar o projeto de modernização econômica do país, pode-se dizer que ainda há um subaproveitamento do espaço agrícola. Menos de um quarto do território brasileiro é utilizado para aagropecuária, e a maior parte dessa fração destina-se à criação de gado.
2- O espaço agrário: características naturais
Mesmo com a mecanização e o avanço tecnológico, as atividades agrícolas estão sujeitas à forte influência do fatores naturais. A interferência pode se dar de várias maneiras, destacando-se, porém, os limites impostos pelo clima e pelo solo.
Como predominam no Brasil os climasquentes, na maior parte das lavouras cultivam-se produtos tropicais, com exceção do sul, onde se destaca a agricultura de clima temperado. Assim, o Brasil é exportador de produtos como o café, cacau, cana-de-açúcar e algodão e importador de trigo, pois a produção nacional não satisfaz integralmente o consumo nacional.
Quanto aos solos, o Brasil dispõe de solos muito ricos, como o massapê, naZona da Mata, no nordestes, aproveitado desde o início da colonização para a lavoura canavieira; a terra roxa, no oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul de Goiás, ideal para a cultura de café; e as terras de várzea, marginais aos rios e ótimas para culturas irrigadas. Tais solos em geral permitem boas colheitas, até mesmo quando as técnicas de cultivos não são as mais indicadas.
Os solosconsiderados de boa potencialidade agrícola são os mais profundos, bem drenados, com boa fertilidade natural e de topografia plana ou levemente ondulada. Já os solos com aproveitamento agrícola de regular a bom apresentam a maioria das características acima, mas precisam de adubação artificial para o pleno desenvolvimento da agricultura, pois ou são menos profundos ou possuem maior quantidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espaço agropecuario brasileiro
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
  • espaço agropecuário brasileiro
  • REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
  • A organização regional do espaço brasileiro
  • O Espaço Industrial brasileiro
  • Espaço geografico brasileiro
  • O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!