O escafandro e a Borboleta

Páginas: 7 (1683 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014





Análise Crítica do filme:
Le Scaphandre et le Papillon (O Escafandro e a Borboleta)












Autora: Mariana Alexandra Nogueira Oliveira


Oliveira de Azeméis
Novembro de 2014






14º Curso de Licenciatura em Enfermagem
1º Semestre

Análise Crítica do Filme
Le Scaphandre et le Papillon (O Escafandro e a Borboleta)Mariana Alexandra Nogueira Oliveira – nº1572


Oliveira de Azeméis
Novembro de 2014

Sumário

Introdução…………………………………………………………………………..4
Análise crítica………………………………………………………………………5
Conclusão…………………………………………………………………………..8
Bibliográfica…………………………………………………………………….…..9



















Introdução

O filme “OEscafandro e a Borboleta” é um drama baseado numa histórica verídica em que é demostrado um pouco da vida de Jean-Dominique Bauby, um homem de 43 anos, ex-editor da revista Elle, divorciado e pai de três filhos. Bauby era um homem conceituado, apaixonado pela vida e adorava estar ao lado de mulheres lindas. Em 1995 foi vítima de um súbito Acidente Vascular Cerebral (AVC) que mudou drasticamente a suavida, deixando-o lúcido intelectualmente mas paralisado por completo podendo apenas respirar, comer por meios artificiais e mover o olho esquerdo (Síndrome de Locked in (LIS)). A presente análise crítica acerca do filme “O Escafandro e a Borboleta” tem como objetivo analisar, segundo o Código Deontológico do Enfermeiro as condutas que os profissionais de saúde realizaram diante deste doente. OCódigo Deontológico do Enfermeiro é a base dos deveres a cumprir pelos enfermeiros, nas diversas áreas onde atuam: prestação de cuidados, investigação, acessoria, ensino, gestão ou formação. Inclui princípios que visam a preocupação da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana e do enfermeiro aquando das intervenções de enfermagem como o respeito pelos direitos humanos, a igualdade, oaltruísmo e a solidariedade, a verdade e a justiça, entre outros. Quando um enfermeiro se inscreve na Ordem dos Enfermeiros assume a responsabilidade de cumprir integralmente o Código Deontológico do Enfermeiro sendo punido caso não se verifique. Existem instituições de Saúde, as CES, comissões de ética para a saúde, que são responsáveis por orientar os profissionais de saúde para que exerçam o seutrabalho com base nas normas éticas e para zelar pela proteção dos direitos do utente. É esta entidade que denunciará ao conselho nacional de ética para as ciências da vida, CNECV, e ao conselho jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, os profissionais de saúde que não cumpram as normas éticas nem o Código Deontológico para serem avaliados ou punidos.4
Análise crítica

Ao assistir ao filme proposto e ao analisar o Código Deontológico do Enfermeiro podemos encontrar várias situações incoerentes. Estas situações, retratadas no filme, são hospitalares e por vezes não coincidem com as normas éticas, morais e institucionais do Código Deontológico do Enfermeiro.
Todas as situações queserão enumeradas como não respeitadoras das normas do Código Deontológico por si só já estão a desrespeitar o artigo 79, alínea a), que diz respeito à obrigação de se cumprir as normas deontológicas e as leis que regem a profissão.
Entre cortes e jogos de luzes, a primeira cena revela a ótica subjetiva a partir do olho esquerdo de Bauby, tentando perceber onde estava e o que tinha acontecido, logoapós sofrer o AVC.
Bauby estava internado no Hospital Naval de Berck, na França, e recuperou a consciência após permanecer 20 dias em coma profundo. Ao acordar foi abordado por vários profissionais de saúde, um dos profissionais fez-lhe uma série de perguntas sem lhe esclarecer o que se estava a passar acabando Bauby por ficar em pânico ao perceber que não conseguia falar. Aqui não foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Uma História de Borboletas e O Escafandro e a Borboleta”
  • o escafandro e a borboleta
  • Escafandro e a borboleta
  • o escafandro e a borboleta
  • Relatório
  • Analise Filme Escafandro e a Borboleta
  • Reflexão escafandro e a borboleta
  • Biologia e O Escafandro e a Borboleta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!