O escafandro e a borboleta: um olhar a partir da psicomotricidade

1687 palavras 7 páginas
Em meados da terceira década do século XVII, contudo, este estado de coisas está para mudar. Pela primeira vez, o Novo Mundo será visto, pesquisando e retratado com rigor, tanto do ponto de vista artístico quanto cientifico, e tudo será mérito de um nobre alemão de família neerlandesa a serviço da Companhia da Índias Ocidentais nas terras conquistadas aos portugueses: um jovem governador com 33 anos de idade, formação humanista e sólida carreira militar, interessado em marcar sua passagem por terras brasileiras com um feito de vulto frente a seus empregadores, levando a civilização aos trópicos úmidos e adocicados da costa nordestina. O Conde Johan Maurits van Nassau-Siegen chegou ao Recife em janeiro de 1637, comandando uma flotilha de quatro embarcações e 350 homens, além de uma missão artística e cientifica onde se destacavam os pintores Albert Eckhout e Frans Janszoon Post.

A comitiva de Nassau e seus olhares sobre o Brasil
O que o Brasil presenciou na primeira metade do século XVII com a corte de Nassau não encontrava paralelo em nenhuma outra paragem das Américas. Artistas e cientistas foram trazidos ás ruas lamacentas e mal-ajambradas de um porto distante da costa brasileira, pelo simples capricho de um nobre ilustrado que pretendia mostrar aos investidores conterrâneos a viabilidade de um empreendimento tão arriscado e, também, segundo o espírito da época, trazer a civilização aquelas terras ainda praticamente incógnitas.
Além de Post e Eckhout, também chegaram ao Brasil em 1637 o médico e naturalista holandês Willem Piso. A obra que esses homens produziram no e sobre o Brasil é bem diversa entre si, e pode ser interpretada sob os mais diversos enfoques.
Até hoje Albert Eckhout é considerado o primeiro pintor europeu a lançar um olhar etnográfico sobre os nativos americanos.
O tratado de Piso e Marcgraf, Historiae Naturalis Brasilae, publicado na Holanda em 1648 sob patrocínio de Nassau, com suas ricas ilustrações da fauna do Nordeste do Brasil,

Relacionados

  • “O escafandro e a borboleta”: um olhar a partir da psicomotricidade
    1035 palavras | 5 páginas
  • terceiro corte epistemológico e o fime escafândro e a borboleta
    930 palavras | 4 páginas