O escândalo impressionista

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O escândalo impressionista
Durante a aula de Arte, no dia 20 de Maio de 2014, fomos até a sala de vídeo para assistirmos ao documentário sobre “O Escândalo Impressionista”. O documentário estavaem Francês, porém sua legenda estava de acordo com o nosso idioma, ou seja, o Português.
O vídeo possuía 52 minutos e 25 segundos. Mesmo não tendo tempo suficiente na aula para terminarmos deassisti-lo, foi possível ter uma breve noção do que foi o escândalo impressionista naquele tempo, e após chegar em casa, pude conclui-lo.
A maior parte da sala permanecia em silêncio durante aquela aula.Após o termino do documentário, foi possível perceber que o impressionismo teve muita dificuldade em ingressar no meio das artes, por isso o titulo, escândalo impressionista.
O impressionismo foiuma tendência da arte, que dominou o fim do século passado. Investido de um realismo mais objetivo, foi uma reação ao romantismo da época. De certa forma, preparou o caminho para futuras manifestaçõesartísticas. Relevou nomes importantes como Manet, Pissarro, Van Gogh, Renoir e Monet.
O nome “impressionismo” vem de Claude Monet. Houve muita discussão sobre a origem dessa palavra famosa. Naverdade, pouca gente sabe de onde veio o nome, mesmo entre os críticos.
Desde 1860, os trabalhos de Manet e seus amigos causaram tanta controvérsia que suas obras foram rejeitadas em bloco pelo júri doSalão em 1863, após esse acontecido, o imperador permitiu que eles exibissem seus trabalhos em grupo no salão dos rejeitados. O público se aglomerou la para rir dos artistas.
Os artistas e críticosde arte conservadores foram tomados de enorme desconforto diante das telas dos impressionistas porque sua arte impactava duramente o refinamento cultural reverenciado desde a Renascença. Consideramque a proposta quebrava irracionalmente as regras, valorizando o retrocesso da técnica e privilegiando excessivamente a luz em detrimento da composição.
Pau Cézanne expôs em 1874, na 1ª Mostra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESCÂNDALOS
  • os impressionistas
  • Os impressionistas
  • A era do escandalo
  • escandalos
  • Arte Impressionista e Pós Impressionista
  • IMPRESSIONISTAS E PÓS IMPRESSIONISTAS
  • A contrução do escandalo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!