O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar.

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. – 2ª Edição - Campinas, SP: Papirus, 2000.

CREDENCIAIS
Neuza Bertoni Pinto nasceu em Pitangueiras (SP), em 1939. É licenciada em Matemática e em Pedagogia, mestre em Educação pela UFPR e doutora em Educação pela USP. Licenciou Matemática nos ensinos fundamentais emédio, e foi diretora de escola, funções exercidas na rede oficial de ensino do estado do Paraná. Atualmente, é professora no curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da PUC-PR. Desenvolve estudos de pesquisas na área de ensino e educação matemática. É coautora do livro Pedagogia das diferenças na sala de aula (Papirus, 1999).

RESUMO

Este livro discute a função do erro noprocesso de aprendizagem da matemática elementar. Utiliza o cotidiano escolar como ponto chave para este estudo, as reflexões propostas pela autora contribuem para a construção de três níveis de debate: o da formação continuada de professores, o do ensino de matemática e o do processo de avaliação da aprendizagem escolar. Esses eixos abordam os problemas da formação docente no contexto do ensino damatemática elementar e a problemática atual de avaliação da aprendizagem, considerados instrumentos de luta para a superação do fracasso escolar. Um dos princípios dessa abordagem é o entendimento do erro como uma hipótese complementar da construção do conhecimento pelo aluno, diferentemente das formas tradicionais em que geralmente o erro servia para indicar o fracasso do aluno, nas novastendências ele se apresenta como um reflexo do pensamento da criança e deve ser visto como forma de aprendizado. As dificuldades detectadas na obra em relação ao entender e aproveitar o erro do aluno como um recurso didático para resolver situações matemáticas parece ser derivado da falta de percepções mais elaboradas que possam analisar novas práticas. Tais evidências remetem à complexidade da formaçãodocente. Entender o erro como parte integrante do ensinar e aprender Matemática continua a ser um desafio para a maioria dos professores. É necessário haver uma boa prática reflexiva do professor, sua atenção deve estar voltada tanto para sua própria prática, como para as condições sociais nas quais se situa essa prática. A obra é voltada para o movimento de mudança da escola no sentido de torná-lamais competente para a preparação dos cidadãos, ao mesmo tempo em que se volta para o desenvolvimento profissional dos professores como agentes e mediadores da assimilação do conhecimento escolar.

CAPÍTULO I – Fundamentos teóricos

Neste capítulo, a autora aprofunda algumas dimensões relacionadas ao erro que acontece numa situação de ensino-aprendizagem de matemática, aborda diferentesperspectivas teóricas que fundamentam o estudo sem tirar o foco da compreensão do sentido do erro, por um lado, o capítulo mostra a perspectiva piagetiana que considera que os alunos constroem por si só os conhecimentos e seus sentidos, além disso, tanto o erro quanto o acerto integram o processo de aprendizagem e, por outro lado, trata da perspectiva que considera os problemas e as situações como asfontes que intervém na aquisição dos conhecimentos e, na produção e superação dos erros dos alunos.
“o erro tem sido um vigoroso objeto de estudo para a educação matemática, e começa a ser tratado como uma possibilidade e uma realidade permanente na construção do conhecimento.” (p. 28)
“[...] para a maioria desses autores os erros não surgem acidentalmente, mas decorrem de estratégias e regraspessoais adquiridas nos conhecimentos matemáticos iniciais.” (p. 31)
“Estudar os erros tendo em vista o êxito escolar requer, prioritariamente, uma análise mais fina de sua produção, a partir de uma reflexão que os considere como parte integrante no processo de ensino-aprendizagem. Ao contrario de uma pedagogia tradicional, centrada na assimilação do conhecimento que o professor transmite ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O erro como estratégia didática
  • analise do erro da matematica na didatica
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
  • erros no ensino de ciências
  • como tratar o erro em matemática
  • Atividade de Matemática com erro
  • ESTUDO SOBRE O ERRO 619
  • Relatório: ESTUDO DE MEDIDAS E ERROS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!