O Equil Brio T Rmico Entre Corpos Materiais S Atingido Quando Os Mesmos Se Encontram Na Mesmatemperatura

362 palavras 2 páginas
O equilíbrio térmico entre corpos materiais só é atingido quando os mesmos se encontram na mesmatemperatura. Dessa definição pode ser concluída a Lei Zero da Termodinâmica:
Se três sistemas apresentam-se isolados de qualquer outro universo externo, e, dois sistemas consecutivos estiverem em equilíbrio térmico com o terceiro, então os dois sistemas consecutivos estarão em equilíbrio térmico entre si.
Para que seja perfeitamente compreendido o conceito da Lei Zero da
Termodinâmica, devem ser esclarecidas as definições de: sistemas termodinâmicos (abertos,

fechados

e

isolados), sistema limitado

e

vizinhança.
Um sistema termodinâmico encontra-se aberto quando consegue trocar matéria (massa) e energia (calor e trabalho) com o meio; encontra-se fechado quando apenas pode trocar energia, uma vez que o trânsito de matéria é impedido por alguma obstrução; e, por fim, um sistema
Termodinâmico é isolado (adiabático) quando não troca matéria e nem energia com o meio.

Um sistema limitado, nesse contexto, significa o espaço até onde o experimento se delimita: esquecendo todo o resto. E, a vizinhança seria exatamente esse “resto”: a região externa ao experimento.

Nos três exemplos, o sistema limitado seria o tubo de ensaio contendo uma determinada substância (onde oestudo se concentra), a vizinhança seria o espaço no qual o tubo está imerso (exemplo: o ar).

Escalas Termométricas
Valendo-se da Lei Zero da Termodinâmica, muitos cientistas tentaram construir aparelhos que revelassem a temperatura de algum corpo. Mas, como a Lei Zero poderia auxiliá-los?
Imagine o seguinte, baseando-se num termômetro de mercúrio e em um experimento de medida de temperatura da água em algum recipiente: o sistema é composto pela água contida no recipiente, pelo material no qual o termômetro é construído e pelo mercúrio (material indicador).
Após algum tempo, mantendo-se o mercúrio em contado com a água, o mercúrio dilata ou contrai e indica a temperatura da água a cada instante. Ou seja, o

Relacionados