o envelhecimento populacional e o impacto na politica de saúde

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO
Refletir sobre o envelhecimento primeiro faz-se necessário entender o seu processo. Associado ao processo biológico de declínio de capacidades físicas, relacionados à novas fragilidades psicológicas e comportamentais, o envelhecimento não deve ser relacionado à idade cronológica, deve ser entendido como a capacidade do organismo de responder às necessidades da vida, a capacidade emotivação física e psicológica para continuar na busca de novos objetivos que são essencialmente as conquistas pessoais e familiares.
Aos 65 anos, o homem brasileiro é considerado idoso. É uma fronteira que muitas vezes vem recheada de preconceitos e discriminação. Essas fragilidades leva o idoso ao um declínio na suas atividades cotidianas o que compromete o seu estado físico e psicológico,passando a necessitar de uma atendimento médicohospitalar com uma maior freqüência do que outros de idade inferiores.
Considerando esse perfil, trabalha-se com as despesas e a morbidade das pessoas com mais de 60 anos ficando assim definido o status de idoso na Política Nacional do Idoso.
O presente trabalho é uma reflexão sobre o envelhecimento e seu impacto às políticas públicas, dando ênfaseaa política de saúde, como vetor de onerosidade para o estado em virtude do consumismo dos serviços de saúde pelos idosos do Brasil.
Esse impacto que o crescimento de idosos acarreta no país, produz direto nos serviços de saúde. O sistema de saúde brasileiro, assiste a uma mudança recente de perfil de morbidade onde o idoso convive com doenças crônico-degenerativas.
Cabe-nos, portanto, levantarum estudo sobre o Sistema Único de Saúde entendendo como é o seu processo de assistência, prevenção de doenças crônico-degenerativa que acomete os idosos no Brasil que o leva a utilizar o sistema de saúde com mais freqüência.




2 DESENVOLVIMENTO
A Assembléia Mundial de Envelhecimento, aorrida em Madri na Espanha, elaborou propostas de programas para que o envelhecimento seja respeitado eque na busca pela longevidade, se busque alternativas de melhorar a qualidade de vida do idoso.
Com essas proposta no Brasil, avançou bastante a sua realidade no que diz respeito às políticas públicas, evidenciado o serviço de saúde ....
A Lei nº 8.842/94 , Política do Idoso, serviu para regular e reconhecer os direitos das pessoas com idade igual ou superior a de 60 anos, sendo um instrumentopara a realização plena dos direitos de cidadania do idoso no Brasil. A referida lei dispõe sobre os direitos do idoso à vida, à liberdade, ao respeito, á dignidade, aos alimentos, á saúde, a convivência familiar e comunitária e outros direitos fundamentais do idoso, com responsabilidade decretada tanto do estado, da comunidade, da família da sociedade para assegurar-lhe as garantias dessesdireitos.
A Política Nacional de saúde da pessoa idosa (Portaria MS/GM nº 2528 de 20 de outubro de 2006) direciona medidas coletivas e individuais de saúde para o idoso sincronizado com o Sistema Único de Saúde, para promoção da recuperação, autonomia e a independência dos idosos.
São normas diretivas que promove uma atenção ao idoso e que auxiliam na busca por uma melhoria de vida, principalmentequanto à sua saúde.
O Brasil pauta por uma política de extrema relevância a partir da adoção de medidas previstas na Organização Mundial de Saúde com relação ao envelhecimento onde estimulam uma política de enfrentamento de questões relativas ao envelhecimento, como por exemplo a implementação da Política nacional de Saúde do idoso, quando então há uma atenção integral a esses indivíduos, para apromoção de um envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria na capacidade funcional do idosos.
Nesse contexto o Sistema de Saúde promove uma integração, nas várias áreas do conhecimento que estão relacionadas a geriatria (ramo da medicina que estuda a prevenção e o tratamento das doenças e da incapacidade em idades avançadas) e a própria gerontologia (Estudo do envelhecimento em si).
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O envelhecimento populacional e o impacto na politica de saude
  • O envelhecimento populacional e o impacto na politica de saúde frente ao sus
  • O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE- SUS
  • O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE
  • O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
  • O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLÍTICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE –SUS
  • O envelhecimento populacional e o impacto na política de saúde frente ao sistema único de saúde – sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!