O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO DA POLÍTICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS

2300 palavras 10 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Objetivo deste trabalho é traçar um panorama do impacto do envelhecimento populacional sobre o uso de serviços de saúde. O Brasil está envelhecendo rapidamente. A população idosa, definida, segundo a Política Nacional do Idoso, por indivíduos de idade superior a 60 anos, é o seguimento que cresce mais rapidamente no país. O envelhecimento populacional produz impacto direto nos serviços de saúde. Diferentemente do que ocorreu nos países desenvolvidos em que o envelhecimento deu-se lentamente, permitindo uma progressiva adaptação à nova realidade.

DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada, a população idosa é grande responsável e conhecedora de medicamentos criados através da medicina natural com ervas e plantas, na população brasileira especificamente antes da constituição de 1988 trabalhava-se com uma política de saúde privada por isso para quem não tinha condições de arcar com atendimento particular o uso da medicina natural era fundamental, só que não suficiente em casos extremos.
Após a constituição de 1988 o Brasil viveu e adotou uma nova política voltada para um modelo de equidade e igualdade para todos, no tripé da seguridade social estão: à saúde e a educação como direito de todos e responsabilidade do governo, e apenas a previdência continua privatizada para contribuintes.
Com essa grande revolução da saúde para todos surgiu o principal sistema na política de saúde: o Sistema Único de Saúde – SUS, esse sistema apresenta um modelo de atendimento a saúde unificado e igualitário a todos os cidadãos emancipados, e como já citei anteriormente é de responsabilidade do governo arcar e manter o sistema em funcionamento.
Com o

Relacionados