O ENTRE LUGAR DO DISCURSSO LATINO AMERICANO 2

572 palavras 3 páginas
O ENTRE-LUGAR DO DISCURSO LATINO-AMERICANO
Este trabalho tem como objetivo principal, mostrar o lugar que ocupa hoje o discurso latino americano de acordo com a visão de Silviano Santiago, e para adentrar nesse tema, é necessário uma compreensão do desenrolar do processo colonial vivido pelos povos aqui existentes.
Neste ensaio, o autor Santiago não se limita somente aos pressupostos dos estudos literários para nos fazer entender o lugar que ocupa hoje o discurso latino americano, mas se preocupou também em estudar e pesquisar sore a origem cultural dos povos nativos e sobre a sua forma de colonização.
Segundo ele, o processo de colonização da América Latina, realizada principalmente por Portugal, não tinha interesse somente no campo político e econômico, mas também cultural. Esse domínio sobre os povos que aqui habitavam se desenvolveu principalmente por meio da imposição religiosa e linguística, esses códigos foram os principais asseguradores dessa dominação.
A religião e a língua europeia serviram como instrumentos de controle e seu despotismo acaba por sustentar uma verdadeira campanha em prol do extermínio dos traços originais dos povos nativos, dessa forma a América transformar-se-ia numa cópia, uma representação fiel do seu colonizador.
Essa incorporação da cultura, dos valores e da língua europeia tornou a produção cultural e literária da América Latina um simulacro, que tem como objetivo principal assemelhar-se ao seu modelo único e ideal, que é a tradição literária eurocêntrica.
Evitar o bilinguismo significa evitar o pluralismo religioso e significa também impor o poder colonialista. Na álgebra do conquistador, a unidade é a única medida que conta. Um só Deus, um só Rei, uma só Língua: o verdadeiro Deus, o verdadeiro Rei, a verdadeira Língua. (...) Esse renascimento colonialista - produto reprimido de outra Renascença, a que se realizava concomitantemente na Europa - à medida que avança 6 apropria o espaço sociocultural no Novo Mundo e o inscreve,

Relacionados

  • Ética
    48705 palavras | 195 páginas
  • Os 90 anos das relações públicas no brasil
    20146 palavras | 81 páginas
  • Prevenir nao reprimir
    166312 palavras | 666 páginas