O ensino no Brasil

Páginas: 11 (2574 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
O ensino no Brasil: ontem , hoje e amanhã.
Este trabalho mostra basicamente fatos importantes ocorridos em épocas diferentes da história do Brasil, que de alguma forma influenciaram a educação no país, ressaltando a importância do respeito à autonomia e à ética em sala de aula. A autonomia é colocada em questão tanto do ponto de vista do professor como do aluno, para que haja atitudes deindependência e de proatividade dos alunos. Um comparativo das abordagens utilizadas ontem e hoje também será o objetivo desse trabalho. Esse estudo será feito com base em fatos históricos que ocorreram no Brasil (obviamente focando na educação), passando pelas diversas Pedagogias que surgiram ao longo dos anos, como as Pedagogias de Georges Snyders e de Paulo Freire, para então concluir e verificar asmudanças que tivemos e por que mudou. Essa pesquisa deseja auxiliar estudantes em geral a entender melhor a relação histórica, humana e social entre corpo docente e discente
O ensino no brasil colônia e império
 No século XVI ocorreu o “descobrimento” do Brasil pelos portugueses, porém a colonização portuguesa só começou em 1532, com a divisão do país em quinze capitanias hereditárias, que só teveo seu fim em1549. Apartir deste evento a educação brasileira teve início.
Os missionários portugueses quando aqui chegaram, rapidamente aprenderam a língua dos índios e nela se aperfeiçoaram a ponto de lhes darem regras e disciplina gramatical. O método dos jesuítas, não apenas com os índios, era o de memorização, repetição e provas teóricas. De acordo com Ghiraldelli (1957), a educação noperíodo colonial divide-se em três fases: a de grande e unicamente influência dos jesuítas; a de expulsão dos mesmos pelo Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo); e a fase a partir do momento que a família real veio para o Brasil. Basicamente o Estado e a Igreja mandavam. Para o Brasil, a expulsão dos jesuítas significou, entre outras coisas, a destruição do único sistema de ensinoexistente no país naquela época.
História da Educação - Período Primitivo
 A educação dos jovens, nesta fase, torna-se o instrumento central para a sobrevivência do grupo e a atividade fundamental para realizar a transmissão e o desenvolvimento da cultura. No filhote dos animais superiores já existe uma disposição para acolher esta transmissão, fixada biologicamente e marcada pelo jogo-imitação. Todos osfilhotes brincam com os adultos e nessa relação se realiza um adestramento, se aprendem técnicas de defesa e de ataque, de controle do território, de ritualização dos instintos. Isso ocorre – e num nível enormemente mais complexo – também com o homem primitivo, que através da imitação, ensina ou aprende o uso das armas, a caça e a colheita, o uso da linguagem, o culto dos mortos, as técnicas detransformação e domínio do meio ambiente.

    Depois desta fase, entra-se (cerca de 8 ou 10 mil anos atrás) na época do Neolítico, na qual se assiste a uma verdadeira e própria revolução cultural. Nascem, as primeiras civilizações agrícolas: os grupos humanos se tornam sedentários, cultivam os campos e criam animais, aperfeiçoam e enriquecem as técnicas (para fabricar vasos, para tecer, para arar),cria-se uma divisão do trabalho cada vez mais nítida entre homem e mulher e um domínio sobre a mulher por parte do homem, depois de uma fase que exalta a feminilidade no culto da Grande Mãe (findo com o advento do treinamento, visto como “conquista masculina”). 

    A revolução neolítica é também uma revolução educativa: fixa uma divisão educativa paralela à divisão do trabalho (entre homem emulher, entre especialistas do sagrado e da defesa e grupos de produtores); fixa o papel - chave da família na reprodução das infra-estruturas culturais: papel sexual, papéis sociais, competências elementares, introjeção da autoridade; produz o incremento dos locais de aprendizagem e de adestramento específicos (nas diversas oficinas artesanais ou algo semelhante; nos campos; no adestramento; nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino no brasil
  • Ensino no brasil
  • ensino no brasil
  • O ensino jurídico no Brasil
  • a crise do ensino juridico no brasil
  • TEMA: COMO MELHORAR O ENSINO NO BRASIL
  • Descaso do Ensino no Brasil
  • Ensino a distância no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!