O Ensino do violão na infância - relato de experiência envolvendo crianças com faixa et´ria de 6 a 9 anos

Páginas: 8 (1935 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
O ensino do violão na infância – relato de experiência envolvendo crianças com faixa etária de 6 a 9 anos

Thatiane Maria Correia Ramos Pires
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado
thaticramos@hotmail.com

Priscila Dutra Nascimento
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência de ensino desenvolvida no curso de Educação Musical­­­­(­­­instrumento violão) para crianças com faixa etária de 6 a 9 anos do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado”. A metodologia aplicada está calcada na inovação e na diversidade, essenciais no trabalho infantil, utilizando materiais pedagógicos que vêm sendo adaptados e experimentados por professores de violão desta instituição.

Palavras chave: Musicalização, violão e criança.
IntroduçãoNo ano de 2006 começamos a questionar o planejamento do curso de educação musical do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado” em Leopoldina, Minas Gerais. A partir deste questionamento demos início a uma reformulação, buscando adequar as práticas pedagógicas à realidade escolar.
No Conservatório havia uma metodologia conforme os moldes dos conservatórios europeus do século passado. Os alunosnão aceitavam mais essa metodologia do ensino tradicional no qual a meta era o cumprimento da programação curricular, resultando em insatisfação e desinteresse por não estar em conexão com a realidade fora da escola.
Segundo Gainza, a Educação Musical tradicional se preocupava com a leitura, “dedicava a maior quantidade de energia ensinando a decifrar as notas para que fosse possíveltransferi-las ao instrumento”, tornando os seres humanos meras máquinas decodificadoras de uma linguagem escrita (GAINZA, 1988, p. 116).
Entretanto, para que se chegue a um ensino adequado a nossa realidade escolar que não se concentre somente no ensino da técnica e leitura de partituras, é preciso que haja uma ruptura dos programas escolares anteriores, partindo, em primeiro lugar, para o desenvolvimentodo ouvido. Conforme Gainza, “a participação do ouvido constitui a base da compreensão musical” (GAINZA, 1988, p. 117).
Para Zagonel:
É preciso sensibilizar a criança à música e não apenas se contentar em ensinar noções técnicas e teóricas, ou seja, não se preocupar em transmitir um saber, mas em desenvolver a sensibilidade, e despertar na criança faculdades de escuta e invenção (ZAGONEL, 1999, p.1)
Acreditamos também que, vivenciando o som e o ritmo por meio de jogos e brincadeiras sonoras, a criança assimila melhor os conteúdos propostos.
Portanto, este trabalho quer mostrar como a mudança na prática de ensino pode interferir no desenvolvimento musical da criança nos anos iniciais do curso de Educação Musical através do violão, a partir de uma busca por recursos metodológicos quetorne as aulas mais prazerosas e motivadoras.
O curso de violão
O curso de violão do Conservatório sempre foi o mais procurado pelos alunos, onde nos primeiros anos de estudo aprendiam superficialmente alguns acordes.
O fator principal que nos influenciou a reformular a metodologia do curso de violão foi a mudança do sistema de seriação para o sistema de ciclos, onde houve a implantação do EnsinoFundamental de nove anos na rede de ensino do Estado de Minas Gerais. Devido a esta reorganização e ampliação do Ensino Fundamental, as crianças com 6 anos de idade foram incluídas nesse novo sistema adotado.
Precisávamos, então, de uma reforma pedagógica no curso de violão. Essa adaptação iniciou-se há cinco anos. No primeiro ano aconteceram muitas pesquisas, estudos, reuniões, planejamentos,com revisões mensais para análise de resultados do rendimento. Destaca-se aqui o empenho dos professores da área de violão.
No princípio encontramos algumas dificuldades, pois professores iam contra a introdução de uma nova metodologia por medo de mudanças, mas logo se acostumaram com as novas ideias. Após um ano de experiência com esta nova metodologia algumas opiniões mudaram, pois alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qual a faixa et ria e ano escolar de seu grupo de alunos
  • a criança de 6 anos no ensino fundamental
  • ARTIGO HABILIDADES PSICOMOTORAS DESENVOLVIDAS COM CRIAN AS DA FAIXA ET RIA DE 8 A 9 ANOS ADEPTAS DO Atalho
  • Faixa Et Ria
  • Caracteriza O Da Faixa Et Ria
  • Rela O Entre Depress O E Menopausa Em Mulheres Na Faixa Et Ria De 45 A 65 Anos
  • O trabalho com a criança de 6 anos no ensino fundamental
  • O espaço para as turmas de 6 anos no ensino fundamental de 9 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!