O ensino do português em aldeias

Páginas: 14 (3408 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Ensino de português em comunidades indígenas, primeira e segunda língua
Claudia Peleitay
Lidiane Carlos Ramos

RESUMO:
PALAVRAS CHAVES: educação, ensino, português, indígenas.
CONTEUDO:
Aeducação escolar indígena é um tema que está em discussão e análise há alguns anos, luta-se por uma educação indígena diferenciada, em que os valores culturais, étnicos e linguísticos dos povos indígenas sejam considerados pela sociedade não-índia e pela escola frequentada por estes povos. Tais valores são extremamente importantes no processo de ensino-aprendizagem, pois, para que este processose concretize é necessário que os alunos aprendam através dos conhecimentos que adquiriram em sua vivência cotidiana na aldeia.

O processo de escolarização dos povos indígenas iniciou-se na época do Brasil colônia, em 1549, com a chegada dos Jesuítas ao país, para que fizessem um trabalho que atendesse as necessidades da coroa portuguesa e os interesses da Igreja Católica, dando-se, assim,início ao trabalho de evangelização, utilizando-se como meio para atingir esse objetivo, a escola de ler e escrever, onde os índios eram apenas catequizados para servirem de mão-de-obra escrava.

Em 1910 com a criação do SPI (Serviço de Proteção ao Índio), começou uma segunda etapa do ensino da língua portuguesa e o Estado resolveu formular uma política indigenista menos desumana. No total pode sedizer que aconteceram quatro etapas do ensino da língua, nas quais surgiram diferentes organizações tanto governamentais como não governamentais voltadas para a defesa da causa indígena.

A Constituição de 1988, no Artigo 210, assegurou às comunidades indígenas, além do uso das próprias línguas a consideração de seus processos próprios de aprendizagem. Compreendeu-se assim que a discussãocurricular, em seus aspectos pedagógicos variados, é o eixo central que define a natureza diferenciada e específica da educação escolar indígena em relação às demais modalidades do Sistema Nacional de Ensino.

Atualmente, o objetivo da escola é manter os costumes desses povos e ensinar a sua língua em conjunto com outras matérias onde são incluídas disciplinas que respondem a demandas, necessidades einteresses da própria comunidade. Também devem ser levados em conta os elementos da sua cultura tradicional, como por exemplo os mitos. O uso desses relatos pode resultar motivador para desenvolver a prática oral.

Esta nova proposta mostra que a escola deve ser intercultural e deve promover o intercâmbio e a troca de conhecimentos. Hoje, se propõe que ela seja um espaço em que se possa pôr emcontato diferentes concepções culturais alimentando o respeito pela diferença.

Um estudo feito em escolas de aldeias de Mato Grosso, procura delinear a situação do ensino de língua portuguesa, a partir de depoimentos de vinte e quatro professores índios. Os depoimentos, alguns escritos e outros orais, foram colhidos durante o curso de extensão "Educação Escolar Indígena", promovido pelosDepartamentos de Antropologia e Sociologia e Ciências Políticas da Universidade Federal de Mato Grosso, no período de 19 a 25 de novembro de 1994.
O curso foi oferecido exclusivamente para professores indígenas. Em Mato Grosso, dos professores que atuam no campo da educação escolar nas aldeias 81% são indígenas. Dentre os vinte e quatro participantes, havia representantes de oito etnias: dois Rikbatsa,cinco Bakairí, sete Xavante, dois Bororo, um Karajá, dois Zoró, dois Nambikwára e três Paresí.
Apenas três deles têm o primeiro grau completo. A maioria começou a estudar na escola de sua aldeia e depois passou por alguma(s) escola(s) pública(s) da cidade ou algum seminário. Quase todos já participaram de cursos para professores índios. Lecionam para classes multisseriadas, com um número de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino de português
  • Ensino de português no ensino médio
  • Fundamentos e estratégias para o ensino de português
  • Unidades basicas do ensino de portugues
  • ensino do português língua estrangeira
  • Metodologias do ensino do português
  • Portugues ensino medio
  • Concepções de linguagem e ensino de português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!