O ensino de Japonês como Língua Estrangeira

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS
DISCIPLINA: PRÁTICA CURRICULAR II
ALUNA: REGILÂNDIA AMAZONAS

OENSINO DE JAPONÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

A procura pelo aprendizado formal da língua japonesa tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Antigamente o perfil do público que procurava cursos delíngua japonesa era composto quase exclusivamente por descendentes de japoneses que necessitavam manter contato com o idioma para a aquisição da língua e cultura com o objetivo principal de se preservara herança nipônica, mas agora o crescente interesse pelo idioma e cultura japonesa tem atraído também não descendentes, com variados objetivos e motivações, o que traz para as salas de aula umaenorme diversidade sociocultural.
Essa mudança exigiu uma adaptação nas metodologias e materiais de ensino, já que há alunos que só mantém contato com o idioma dentro da sala de aula. Isso trouxe tambémuma série de desafios para os professores que agora encontram alunos sem nenhum conhecimento prévio do idioma, o que exige deles um grande domínio também da língua portuguesa para que possam lidarmelhor com as dificuldades dos alunos.
As três grafias distintas presentes na língua japonesa se apresentam como outro obstáculo que indicam que melhorias nas metodologias de ensino continuam sendonecessárias, pois os alunos geralmente perdem um pouco da motivação nesse estágio do ensino. Merece enfoque especial o ensino do kanji que, por ainda permanecer agregado ao tão conhecido método derepetição mecânica para a assimilação dos ideogramas, figura como responsável pela evasão de um bom número de alunos dos cursos.
Além de tudo isso, e tendo em vista que aperfeiçoamentos apenas na partedidática em sala de aula não são suficientes para um processo de ensino-aprendizagem eficaz em qualquer idioma, faz-se necessário uma maior divulgação do mundo musical e cinematográfico do Japão, já que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino do português língua estrangeira
  • O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
  • Ensino de Linguas Estrangeiras
  • Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras:
  • O ensino de língua estrangeira
  • Ensino de Língua Estrangeira com Música
  • Ensino de línguas estrangeiras para crianças
  • Ensino de lingua estrangeira no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!