O ensino de história

Páginas: 10 (2287 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO


Luciléia Sênior de Lima (UEPB)
Luci.leia.Lima@hotmail.com

Resumo:

A educação voltada ao ensino e aprendizagem tem-se tornado um desafio para os professores, principalmente na disciplina de História onde muitos alunos acreditam que a mesma é composta somente de narrativa épica, permeada degrandes nomes e feitos. Ao ensinar História, o professor tem a oportunidade privilegiada de levar o estudante a estabelecer com esse campo de estudo uma relação duradoura, que ultrapasse os limites da escola. É esse o momento de apresentar aos alunos as ferramentas que podem auxiliá-lo a conhecer História. É nessa perspectiva que este artigo vem discutir algumas estratégias metodológicas para oensino e aprendizagem deste componente curricular. Neste sentido é perceptível que o ensino de História, tem por função, tanto proporcionar a aprendizagem de conceitos inerentes a disciplina e conteúdos curriculares, quanto contribuir para o desenvolvimento de habilidades preconizadas para essa etapa da escolarização.

Palavras-chave: Ensino de História. Metodologia. Aprendizagem.

Eixo Temático10: Práticas educativas, culturas e diversidades e memória e História da Educação.


Introdução

A inovação no método didático de ensino faz com que diminua a preocupação do professor de História em passar para os alunos aquelas seqüências cronológicas que inicia da história da humanidade até os dias modernos. O ensino e aprendizagem de História no ensino fundamental encontram êxito quando oeducador procura um método que estimule o aluno a participar das aulas dando sua opinião sem ter medo de argumentar.

É preciso antes de iniciar um trabalho fazer uma reflexão sobre o que será feito. Esta ocorrência é feita por Conceição Aparecida Cabrini na Revista de História da Biblioteca Nacional. “Cabe aos professores mudar a pergunta que ordenamento fazemos: em vez de por que issoainda é feito? Perguntaremos: como isso pode ser feito de outra forma”? É de costume a maneira mais simples de ensinar se pelo discurso do professor ou pelo livro didático e quantos aluno saem deste discurso com mente vazia sem ter a capacidade de guardar e de compreender o que escutou. Numa sala de vinte alunos digamos que apenas dez aprendem o que foi ensinado e isto ocorre muitas vezes devido aomodo de como está sendo passado. Para se falar, por exemplo, em cidadania, ética, preconceito, valores, sociedade e do conteúdo das ações, o professor deve assumi-se como sujeito /cidadão, explicitar seus referenciais e ter a clareza de sua não-neutralidade diante de sua erudição. É preciso que ele incorpore à sua prática, a propósito é necessário que a temática seja dado de forma lúdica eagradável ao público, sendo assim, o professor torna-se dinâmico valorizando inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, havendo entre si momentos de troca de informação e opiniões, ajudando a identificar quais poderiam enriquecer seus repertórios e suas reflexões.

É importante ressaltar que o professor em um discurso com a turma tenha consciência de que asproduções dos alunos não são semelhantes aquelas formadas pelos historiadores nem deve dar conta de explicar a totalidade das questões que possivelmente, poderiam decorrer de estudos mais sofisticados. Sendo assim, para facilitar o ensino e aprendizagem de História nas turmas do ensino fundamental é necessário envolver uma distinção básica entre o saber histórico, como campo de pesquisa e produção comoconhecimento produzido no espaço escolar, é preciso que haja curiosidade em ter novos conhecimentos e o discente deve ser uma janela aberta para o conhecimento em busca de novos caminhos onde a resposta seja o sucesso que viva na busca incansável do êxito nos estudos.

É importante que sejam trabalhados temas que estejam dentro do conhecimento do professor e do aluno para ambos procurarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o ensino de História
  • ensino de historia
  • ensino de historia
  • Ensino de História
  • Ensino de História
  • O ensino de história
  • ensino de historia
  • Ensino e História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!