O ensino de estatística no ensino fundamental: limites e perspectivas

Páginas: 43 (10728 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

O trabalho com a Estatística significa para todos um grande desafio. Em muitas situações a ausência deste em sala de aula, representa grande dificuldade para nossos alunos. Compreender as razões e as causas desta ausência de trabalho se tornou relevante para facilitar a construção dos conceitos com os alunos e, conseqüentemente, a organização do nosso trabalho em sala de aula.Espera-se que o presente trabalho possa mostrar a possibilidade de se ensinar Estatística aliando o conteúdo com o cotidiano dos alunos, lembrando que é preciso desenvolver a capacidade de reconhecer e analisar os tipos de gráficos e o que os mesmos pretendem mostrar com seus valores e legendas, pois muitas informações encontradas em revistas e jornais dependem, para um bom entendimento, daanálise correta de gráficos, tabelas, porcentagens, enfim, de conhecimentos sobre Estatística.
A necessidade de se pesquisar sobre as razões e as causas da ausência do ensino de Estatística no ensino fundamental surgiu durante o estágio de observação com a percepção de que esse conteúdo matemático é pouco desenvolvido pelos professores, em especial da rede pública.
O presente trabalho teve comoobjetivo geral a investigação do ensino de Estatística no ensino fundamental, analisando como e quando os conteúdos estatísticos são trabalhados em sala de aula. Fez parte dos objetivos específicos a análise da literatura referente ao tema, visando a uma fundamentação teórica baseada nos principais autores, a apresentação de gráficos e tabelas que representasse questões do Brasil e do mundo e asugestão do ensino de Estatística como forma de integrar a Matemática às outras disciplinas, visando à interdisciplinaridade.
O trabalho teve como metodologia os moldes atuais de pesquisa científica tendo a pesquisa bibliográfica como meio principal, subdividindo-se em três capítulos que tiveram como finalidade atingir a proposta e os objetivos da pesquisa.
O capítulo primeiro teve como foco aimportância do Ensino de Estatística para o ensino fundamental, apresentando em seu texto o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais e o que podemos encontrar nos livros didáticos acerca dos conteúdos estatísticos.
O capítulo segundo tratou da inserção da Estatística no currículo de Matemática e das perspectivas de uma prática pedagógica mais voltada para a interdisciplinaridade e a resolução deproblemas vinculados a um contexto real.
Já o capítulo terceiro, falou sobre o tratamento da informação com o objetivo de apresentar os tipos de gráficos e tabelas, bem como suas partes constituintes, trazendo uma análise contextual de cada gráfico e tabela.
A pesquisa teve por fim as considerações finais, trazendo uma síntese da discussão, e as referências bibliográficas, relacionando todas asobras e respectivos autores consultados durante o trabalho, disponível em livros ou meio eletrônico.


































1 – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E SEUS LIMITES


O século XX assistiu ao desenvolvimento de uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia pelos cientistas, analistas econômico-sociais,profissionais liberais, jornalistas, dentre outros, sendo esta ferramenta a Estatística, que descreve os dados observados e/ou busca métodos para tomadas de decisão em presença da incerteza. Todos os cursos universitários têm pelo menos uma disciplina de Estatística em seu currículo, o que é historicamente insuficiente, pois além do pouco tempo para adquirir maturidade em seus conceitos, carregauma série de mitos consigo – “muito difícil”, “desinteressante”, entre outros. Um dos motivos dessa situação é o despreparo dos alunos para trabalhar com a incerteza, e isto deveria ser treinado desde a mais tenra idade, para que ficasse impregnado no raciocínio cotidiano.
A Escola, desde o ensino fundamental, deve favorecer que o aluno tome consciência de si mesmo e do mundo que o rodeia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A estatística no ensino fundamental
  • As possibilidades e os limites do ensino de matemática no ensino fundamental
  • Novas perspectivas para o ensino da matemática no ensino fundamental
  • UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O ensino da matemática no ensino fundamental
  • Ensino de literatura ensino fundamental
  • Plano de ensino ensino fundamental
  • O ensino de ciências no ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!