O ensino de ciências: o futuro em risco

Páginas: 3 (606 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O ensino de ciências: o futuro em risco

Para inserir o Brasil no mundo contemporâneo globalizado é necessário que a nação tenha conhecimento e, recurso cientifico e tecnológico, assimpossibilitando o desenvolvimento humano sustentável no país.
Na sociedade as áreas que dispõem de conhecimento e educação têm atividades econômicas dinâmicas, gerando empregos e desenvolvimento humano, poroutro lado, a cidade que não tem conhecimento apresenta menos desenvolvimento e mais desemprego. Ter o conhecimento e tão imprescindível que com ele uma pequena elite construiu as Grandes Navegações, oRenascimento e as Revoluções Industriais.
Países como a Espanha, Irlanda, Japão e Coreia, efetuaram grandes investimentos na educação especialmente no ensino de Ciências, o que refletiu diretamenteno desenvolvimento científico e tecnológico do país.
O ensino de Ciências é fundamental para o ser humano e sua integração social. A população que não recebe formação cientifica e tecnológica agrava adesigualdade do país, que fica em atraso no mundo globalizado. Investir em educação melhora as condições de vida dos cidadãos.
Estudos internacionais mostram que a Educação Cientifica no Brasil estádefasada em relação a outros países e, como resultado, no desenvolvimento econômico e social. Pesquisas como a PISA 2000 e PISA 2003 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) revelam que odesempenho dos alunos brasileiros em relação a Ciências é muito ruim, pois estes ficaram em penúltima (em 2000) e ultima (em 2003) colocação no ranking. O Saeb (Sistema de Avaliação de Educação Básica) de2003 não incorporou a área de Ciências, mas os resultados em Matemática e Português evidenciam que a aprendizagem dos alunos continua de baixa qualidade. Fica claro com as pesquisas realizadas que odesempenho dos alunos brasileiros na área de Ciências está longe de ser satisfatório. Isso evidencia as precárias condições das escolas publicas o descaso do poder publico
Outra questão a se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o futuro em risco
  • ciencias do futuro
  • A ciência e os riscos
  • Risco e desconto do futuro
  • O futuro das instintuições de ensino
  • Ciencias No Ensino
  • O ensino de ciências no ensino fundamental
  • ensino de ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!