O ensino de ciências e biologia nas turmas de eja: experiências no município de sorriso-mt1

Páginas: 10 (2410 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de eja: experiências 1 no município de Sorriso-MT
FRANCISCO ALEXANDRO DE MORAIS Secretaria de Saúde do Município de Praia Grande, Brasil

Introdução
O ser humano, independentemente de sua idade cronológica, apresenta a tendência de aprender com maior facilidade um determinado conhecimento quando ele é apresentado inicialmente de forma mais geral(Ausubel, Novak e Hanesian, 1980; Ausubel, 2003), buscando os conhecimentos prévios de cada pessoa, e em seguida, se desdobrando as idéias mais específicas para ampliar a compreensão. As pessoas nunca deixam de aprender, mesmo aquelas que deixaram seus estudos quando jovens. A ausência da educação escolar representa uma grande lacuna para o indivíduo e uma perda enorme para a cidadania. Hoje, issopode ser contornado devido a existir um nível de ensino que se dispõe a trabalhar com essas pessoas que interromperam sua atividade escolar, sendo conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Educação de Jovens e Adultos na atualidade é uma alternativa viável para que as pessoas possam retomar seus estudos e garantir uma formação profissional e intelectual, representando um novo começo (Cury,2008). Os mesmos autores afirmam que a EJA é um direito de todos aqueles que não tiveram acesso à escola ou mesmo aqueles que não conseguiram completar seus estudos. Contudo, suas propostas curriculares são bastante compactas, podendo vir a dificultar a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo, principalmente nas disciplinas da área das ciênciasbiológicas que abrangem muitas inter-relações com outras áreas do conhecimento, além de muitos termos e descrições científicas. Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, expresse a urgência de reorganização da Educação Básica, a fim de dar conta dos desafios impostos pelos processos globais e pelas transformações sociais e culturais por eles geradas na sociedadecontemporânea, na área das ciências biológicas, o ensino de Ciências e Biologia se organiza ainda hoje de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagem e metodologias desse campo do conhecimento, tornando as aprendizagens pouco

1

Trabalho desenvolvido com os alunos da EJA na Escola Estadual Cristiano Araújo Pires, Município de Sorriso - MT.

Revista Iberoamericana de Educación
ISSN: 1681-5653n.º 48/6 – 10 de marzo de 2009 E DITA : Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Francisco Alexandro de Morais

eficientes para a interpretação e intervenção na realidade (Borges e Lima, 2007; Dutra, 2007), principalmente nas turmas de EJA em que esta visão é mais reduzida e extremamente fragmentada. Segundo Krasilchik (2004), o ensino de biologianas escolas brasileiras ainda é bastante teórico, prendendo-se a descrição e segmentação dos conteúdos visando apenas à memorização de nomes e conteúdos. O ensino de ciências e biologia deve proporcionar ao aluno de EJA a oportunidade de visualização de conceitos ou de processos que estão sendo construídos por ele na escola, pois a missão da educação é conduzir o crescimento intelectual, moral eético da comunidade através de ensinamentos, exemplos, experiências levados à escola, fazendo com que cada um se conscientize e se responsabilize pelo destino da sua própria vida. Dessa forma, PIRES et alii (2008) descrevem que jovens e adultos devem desenvolver suas diferentes capacidades e todos são capazes de aprender para dessa forma construir sua identidade na sociedade.

Objetivo
Otrabalho analisou a proposta curricular de Ciências e Biologia nas turmas do EJA no município de Sorriso – MT, além de verificar a compreensão e aprendizagem dos conteúdos por parte dos alunos a partir da utilização de diversos recursos.

Material e métodos
A pesquisa foi realizada com os alunos da EJA do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Cristiano Araújo Pires, localizada no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodologia do ensino de ciências e biologia
  • Metodologia do ensino de ciências e Biologia
  • Metodologia Do Ensino de Ciências e Biologia
  • Criatividade no ensino/aprendizagem de ciências e biologia
  • Recursos didáticos no ensino de biologia e ciências
  • Importância da Didática no Ensino da Ciência e Biologia
  • A CAPOEIRA COMO ATIVIDADE ESPORTIVA E RESGATE SOCIAL DAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SORRISO
  • Experiencias Da EJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!