O ensino de ciências no ensino fundamental

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2013
1.RESUMO
Este artigo pretende analisar o Ensino de Ciências no ensino fundamental procurando refletir como é trabalhado esta disciplina nestas séries e propor maneiras diferenciadas de trabalhar ciência de forma a aprendizagem se torna efetiva e significativa.
PALAVRAS-CHAVE: ensino de ciências, ensino fundamental, aprendizagem.

2. INTRODUÇÃO
Atualmente se vê muitas pesquisas universitáriasde como ensinar ciências procurando criar maneiras que torne o aprendizado mais significativo, mas infelizmente esse tipo de trabalha só fica em pesquisas de mestrado e doutorado e não chega criar efeito onde deveria que é nas salas de aula das escolas públicas. Através de revisões bibliográficas podemos ver muitas receitas prontas de como agir perante as turmas,mas soubemos que isso nãoresolve.O interesse dos professores que estão na sala de aula que efetivamente vai fazer a diferença na educação,mas para isso deve existir mais comprometimento com suas atividades por parte dos educadores,pesquisando,refletindo e buscando melhorar sua prática docente.

3. DESENVOLVIMENTO
Ensinar Ciências para as crianças das séries iniciais e fundamental pode ser diferenciado quando se busca atender operfil do aluno respeitando suas limitações quando necessário. Um ensino-aprendizagem fragmentado e complexado não cabe a esse tipo de aluno que tem suas características voltadas a ver o todo sem muitos detalhes. Também se pode dizer que a curiosidade, o questionamento a necessidade de manusear os objetos são traços marcantes dessa faixa etária. Estas são características que quando observada eidentificada pelos professores pode auxiliar no seu desenvolvimento didático, contribuindo assim para o melhor entendimento dos conteúdos pelos alunos.
A dificuldade de aprender Ciências muitas vezes está relacionada à falta de integração entre as demais disciplinas que são ensinadas e a falta de ligação entre os conteúdos e a realidade do aluno, que para o desenvolvimento dessa disciplina éindispensável e quase impossível de trabalhar sem contextualizá-la devido a sua presença no dia a dia dos alunos. Sempre é mais interessante para o aluno independente da série aprender a partir do seu cotidiano os conteúdos científicos, desta forma se dá mais significância ao que está sendo ensinado,como diz Delizoicov et al,apud Antônio C. D. de Santana.
O ensino de Ciências deve partir doconhecimento cotidiano. E vivenciando este cotidiano o aluno se sente motivado a aprender o conteúdo científico, porque faz parte de sua cultura, do desenvolvimento tecnológico e no modo de pensar de todos (DELIZOICOV &ANGOTTI, 1994; KRASILCHIK, 1987; BRASIL, 1997; PEREIRA, 1998).

A pesquisa de metodologia do Ensino de Ciências,assim como as outras áreas de conhecimento não são muito exploradasaparentemente,procurando buscar soluções para a melhor compreensão dos conteúdos pelos educandos, isto se reflete nas notas, quando é pesquisado o rendimento escolar das crianças. Através de uma análise da caminhada escolar no ensino fundamental nota-se a falta de preparo ou até mesmo de visão dos professores quando ensinam Ciências, não há nenhum tipo de tentativa de explorar as diferentes formas deensinar, deixando assim essa área de conhecimento chata e sem graça, e alunos desanimados e fadados a decorar nomes estranhos e sem nenhuma relação com a verdadeira ciência que se convive no dia a dia, e também esquecendo que no ensino fundamental a ciências abrange os conhecimentos da física, geologia, astronomia e química junto com a biologia, que como vemos hoje nas salas de aula está muito longede haver algum tipo de entrelaçamento.
Com um pouco de interesse e boa vontade dos professores poderia ensinar Ciências de forma significativa, que fizesse sentido para os alunos e sem muito trabalha já que pelo que se escuta os professores não tem tempo disponível para preparar aulas diferentes para incentivar a aprendizagem por parte dos alunos.

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
Essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ENSINO DEFICIENTE DE CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Ensino De Ciencias No Fundamental
  • A importancia ciências no ensino fundamental
  • Ciências no Ensino Fundamental II
  • Ciencias no ensino fundamental
  • Ciências e Matemática no ensino fundamental
  • As contribuições do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental
  • O ensino da matemática e ciências naturais no ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!