O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS): A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PERSPECTIVA

Páginas: 20 (4966 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO

A Educação Básica no Brasil compreende três fases: A Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Sua regulamentação se dá a partir de três documentos: LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96; PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998); e RCNEI – Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998).
Em todos estes documentos sãofeitas menções acerca das diferentes áreas do conhecimento e suas respectivas orientações, sendo que, para efeito de nossa proposta neste artigo, focalizaremos os PCNs, a partir de um estudo sobre o “Ensino de Ciências”, ora designado como “Alfabetização Científica”.
Como sabemos, são inúmeros os desafios que as escolas enfrentam quando se trata de ensinar ciências ainda na Educação Infantil. Oproblema se estende também aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que nos leva a eleger esta temática para ser nosso Artigo Científico para o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na área de Biologia.
Nosso objetivo geral foi realizar um estudo sobre o Ensino de Ciências a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências. Especificamente buscamos analisar o que dizem os PCNssobre o ensino de ciências nas duas etapas (3º e 4º ciclos) do Ensino Fundamental, identificando quais são as orientações curriculares desse Documento, no tocante aos conteúdos, objetivos e orientações didáticas.
Também procuramos entender quais são as recomendações que este Documento Oficial traz para os Professores de Ciências no tocante ao seu fazer pedagógico. Ademais, almejamos entender osignificado do Ensino de Ciências e, conseqüentemente, o conceito de Alfabetização Científica, a partir do que dizem os alguns teóricos que discutem a Alfabetização Científica.
Para atingir os objetivos de realizar um estudo sobre o Ensino de Ciências a partir dos PCNs, utilizamos o método que será o dedutivo e sua natureza será de teor qualitativo. Também realizamos estudos teóricos, e PesquisaDocumental com ênfase nos Documentos Oficiais PCNs de Ciências Naturais e LDB 9394/96.
O artigo está organizado da seguinte forma. Primeiro fazemos uma descrição dos PCNs de Ciências Naturais, identificando seus pressupostos teóricos e práticos acerca das atividades relativas ao ensino de ciências naturais, suas concepções epistemológicas e orientações didáticas e pedagógicas.
A seção seguinte édedicada à Alfabetização Científica, a partir do que estabelecem os PCNs a partir de um levantamento bibliográfico, trazendo conceitos e estabelecendo conexões entre o pensamento dos teóricos consultados e o texto dos PCNs. Por último, discutimos o conhecimento de três professoras de ciências do Ensino Fundamental acerca dos PCNs, isto é, se elas utilizam esse documento como parâmetro para suasatividades na sala de aula.

2. OS PCNS DE CIÊNCIAS NATURAIS: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Para compreendermos melhor a importância dos PCNs, é preciso saber para quem e para que foram dirigidos e criados. O próprio documento Parâmetros Curriculares Nacionais afirma, que:

[...] são dirigidos aos educadores que têm como objetivo aprofundar a prática pedagógica de Ciências Naturais naescola fundamental, contribuindo para o planejamento de seu trabalho e para o projeto pedagógico da sua equipe escolar e do sistema de ensino da qual faz parte (PCNs, 1998, P. 15).

Todavia, a primeira palavra do documento traz consigo a principal função do mesmo. PARÂMETROS que, segundo o dicionário Aurélio, é um elemento importante a levar em conta, para avaliar uma situação ou compreender umfenômeno em detalhe. Tendo como sinônimas palavras como: padrão, fixar, substituir e definir (SZADKOSKI, ÁVILA & ANTONINI, 2010).
Desta forma, os PCNs contribuem para que os educadores avaliem sua prática pedagógica de forma que possam estar substituindo e definindo novos rumos para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental.
Reafirmando o que foi citado acima os PCNs (1998),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais no Ensino Fundamental
  • OS Parametros Curriculares Nacionais para o ensino da Matematica
  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO
  • O ensino de geografia em questão: uma crítica aos parâmetros curriculares nacionais
  • análisa do texto dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!