O ensino da matemática através da resolução de problemas:

Páginas: 8 (1848 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
O Ensino da Matemática através da resolução de problemas:


Introdução:

Na década de 90, são lançados no Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais para todas as séries do Ensino Fundamental. Estes têm como objetivo levar abordagens significativas para os alunos enriquecidas pelos temas transversais como: orientação sexual, meio ambiente e saúde, além de apresentar recursos parar “fazermatemática” em sala de aula como: a História da Matemática que revela a matemática como criação do homem desde os tempos mais remotos até os dias atuais, e sempre o professor deve tê-la como recurso didático. As novas tecnologias como: calculadora e computador, também contribuem para que o processo ensino aprendizagem se torne mais rico. Apresenta ainda, os jogos didáticos que são formasinteressantes de propor a resolução de problemas com criatividade e estratégias de resolução. A matemática através da resolução de problemas é outro enfoque de grande importância para o ensino-aprendizagem, onde a própria história da matemática mostra que ela foi construída como resposta às perguntas, motivada por problemas de ordem prática.
Uma delas seria a aplicação da matemática no cotidiano doaluno, pois através do contexto e a apresentação no dia a dia o aluno consegue tanto entender, como ter a dedicação a matéria por seu próprio interesse.
Portanto para total absorção do conteúdo as aulas têm que ser mais dinâmica, para que possa desenvolver habilidades e a capacidade para a construção do conhecimento.
Sendo assim as dificuldades encontradas pelos alunos e professores noprocesso ensino- aprendizagem é realizada por meio de um laboratório ao qual pesquisa as metodologias junto a ações que melhorem a educação da disciplina.
O ensino de Matemática torna-se muito mais interessante à medida que se utiliza de bons problemas ao invés de se basear apenas em exercícios que remetem a reprodução de fórmulas e se distanciam da realidade do aluno.


Justificativa:

Em virtudeda maneira como muitas vezes a matemática é abordada, é vista por muitos alunos como uma matéria difícil, quase impossível de ser aprendida. Felizmente, o ensino da matemática está passando por um processo de transformação voltado à formação da cidadania. O exercício da cidadania faz com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprender, tendo como meios o domínio da leitura, da escrita e doconhecimento matemático, de tal forma que lhe seja permitido compreender o mundo, o ambiente natural, cultural e político à sua volta, a tecnologia, os valores que fundamentam a sociedade, para nela atuar de forma crítica e participativa.
Da matemática fazem parte erros e acertos, imaginação e raciocínio lógico, contra-exemplos e críticas. Pode ser aprendida por todos, e não apenas pelos maistalentosos. A matemática potencializa capacidades que favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade. um problema, ainda que simples, pode suscitar o gosto pelo trabalho mental se desafiar à curiosidade e proporcionar ao aluno o gosto pela descoberta da resolução.
Neste sentido, os problemas podem estimular a curiosidade do aluno e fazê-lo a se interessar pela Matemática, de modoque ao tentar resolvê-los o aluno adquire criatividade e aprimora o raciocínio, além de utilizar e ampliar o seu conhecimento matemático.

Objetivos:

Desenvolver o pensamento numérico, ampliando e construindo novos significados para os números e as operações; resolvendo situações problema que envolva os vários tipos de números e operações; identificando e utilizando diferentes representaçõespara esses números; utilizando vários procedimentos de cálculo: mental, estimativas, arredondamentos e algoritmos.

Desenvolvimento:

Através de atividades que engajam os alunos em um processo de ensino-aprendizagem que desafie suas aptidões cognitivas, bem como útil ao contexto social em que os mesmos estão inseridos. Salientamos assim, a relevância da resolução de problemas, uma vez que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem de matematica atraves da resolução de problemas
  • A aprendizagem de matemática através da resolução de problemas
  • A resolução de problemas e o ensino-aprendizagem de Matemática
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Contribuições da resolução de problemas no ensino aprendizagem da matemática
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
  • a didatica da resoluçao de problemas de matemática
  • Resolução de problemas: brincando com a matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!