O ensino da gramática

Páginas: 3 (603 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
“O ENSINO DA GRAMÁTICA”

A língua portuguesa, no processo ensino aprendizagem tem sido muito discutida nos últimos tempos, a gramática, que sempre esteve presente, passou por muitos métodosde ensino e foi vista de diversas maneiras pelos filósofos passando por muitas mudanças. É fundamental que o professor de língua portuguesa tenha conhecimento e compreenda tais ações aplicadas queresultaram no atual processo de ensino-aprendizagem, pois o desafio do ensino da gramática ainda está presente, considerando que a maioria dos alunos apresenta dificuldade para aprender e entender oque é gramática e quando deve ser usada. A maior dificuldade esta na formação de professores capacitados, pois a grande maioria, que tem muito tempo de carreira, não teve formação adequada paraacompanhar estas mudanças, porem os novos cursos de Letras já trazem esta nova perspectiva de ensino.
A concepção do ensino da gramática mudou, e o professor sabe que ler a gramática e decorar regrasnão funciona, pois somente o estudo teórico não faz alguém ler, falar e escrever melhor, porém muitos educadores ainda não sabem como mudar isso, e qual o caminho a seguir.
A lingüística temvisto a gramática como um grande objeto de estudo, o ponto de partida é o conhecimento básico que o aluno tem de sua língua materna, a qual é adquirida de forma natural, sem necessidade de serensinada, contudo é preciso prepará-lo para fazer o uso adequado desta língua em diferentes contextos. O principal objetivo do uso da língua é oferecer ferramentas para que o aluno possa fazer dela uminstrumento de comunicação, sendo assim, um indivíduo mais critico e consciente do mundo que o cerca.
De acordo com Cagliari (1991), o aluno vem para a escola com a variedade lingüística do meio emque vive, e que deve ser respeitada porque interfere diretamente no seu processo de alfabetização. Respeitar a fala do aluno quer dizer ensinar a variedade padrão como uma das possibilidades de uso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensino da gramática
  • Ensino da gramatica
  • Ensino da gramatica
  • O ensino da gramatica
  • Ensino da gramática
  • O ensino de gramática
  • o ensino da gramática
  • Ensino da Gramática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!