O Enigmista - Charadismo

10366 palavras 42 páginas
O E n i g m i s t a - C H A R A D I S M O
O enigmista vem aí
Jatobá do Norte

Nº 01

De há muito, perseguíamos um espaço para o lançamento inédito de uma página reservada ao enigmismo, cujo título será O Enigmista.

Como navegador, quero transmitir aos demais os conhecimentos dessa ciência, base formadora de cultura. Vamos, então, navegar.

O vocábulo Enigmista, traduz, literalmente, o significado de ciência de tudo, esta chamada vulgarmente de Charadismo, cujas decifrações ou soluções obscuras e ignoradas serão descobertas nas três grandes classes como enigmas, charadas e logogrifos.

Enviaremos, assim, aos navegadores muitos problemas, cujos enunciados apresentarão os seus enigmas ocultos por artifícios em suas parciais ou pedras, cujas sílabas, novamente reunidas, de modo sinonímico. Figurado ou obscuro, formarão o conceito, quando então encontraremos a solução.

Este lazer na Internet, por certo, agradará a gregos e troianos, quiçá aos enigmistas da velha-guarda, como também despertará as novas gerações para a prática da arte de Édipo, cujo passatempo, sem dúvida, é um salutar exercício para o espírito e para a formação moral.

Os principiantes receberão os primeiros ensinamentos da página para composição e decifração de charada e outras espécies de enigmas, divertimento que infundirá em todos o gosto pela leitura, a consulta aos dicionários, aumentando o seu desenvolvimento intelectual, cultural e mental.

Sabemos, no entanto, esconder-se no anonimato uma plêiade de competentes e ilustres charadistas, ou melhor, enigmistas, distanciando-se esta página da intenção de deitar cátedra, embora possuamos um imenso e invejável acervo, mas tão somente criar uma secção de lazer para o público navegador, e por conseqüência a difusão de um charadismo mais tradicional e salutar.

A página, O Enigmista, desenvolverá problemas do enigmismo como charadas, logogrifos e enigmas, apresentando, também, o cruzadismo (palavras cruzadas) numa linha mais

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas