o engenheiro e o tecnoco

565 palavras 3 páginas
O ENGENHEIRO E O TÉCNICO

O ENGENHEIRO E O TÉCNICO
O engenheiro civil é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Na atividade profissional liberal, atua como consultor, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Pode ainda militar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função.

ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
Fiscalizar ou supervisionar trabalhos como projetar pontes, túneis, barragens, estradas, vias férreas, portos, canais, rios, diques, drenagem, irrigação, aeroportos, sistemas de transporte, abastecimento de água, saneamento básico e construção de edifícios etc.

O TÉCNICO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Os técnicos são profissionais formados em cursos de nível médio ou superior e surgiram para atender a alta demanda de mão de obra especializada em função das características dos mercados regionais.

O profissional Técnico em Edificações
O Técnico em Edificações — como é chamado o profissional que conclui o curso — elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais, tais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos.
Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálico, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.
Mercado de trabalho
O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de

Relacionados

  • Relatório coordenação de educação inclusiva
    2358 palavras | 10 páginas
  • SERGIO
    3981 palavras | 16 páginas
  • TEORIA COMPORTAMENTALISTA
    4252 palavras | 18 páginas