O enfrentamento do problemna do crack no contexto da saúde publica

1217 palavras 5 páginas
1 RESUMO
Esse trabalho objetivou verificar as ações e políticas institucionais de enfrentamento do crack no âmbito da saúde pública, identificando-as no município de Gandu – Bahia e cidades circunvizinhas. Diante da grande demanda de cerca de 800 a 900 usuários (dados não oficiais) verificou-se um déficit muito grande em ações eficientes e institucionais para atender tal demanda.
2 INTRODUÇÃO
A sociedade brasileira muito tem se preocupado com a epidemia do crack. A estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o Brasil é que existam 3% de usuários, o que implicaria 6 milhões de brasileiros. O Ministério da Saúde trabalha com 2 milhões de usuários e estudo da Unifesp patrocinado pela SENAC demonstra que um terço dos usuário se curam (CFM).
O atendimento dos dependentes de crack não é feito a contento no Brasil, pois, há poucos centros de excelência. Ao governo cabe a responsabilidade de ações de políticas públicas para sanar essa deficiência ao atendimento do usuário de crack como a construção de clínicas especializadas e também da disponibilização de leitos de hospitais para o atendimento dessa demanda.
A cidade de Salvador, precursora em Consultórios de Rua, fica a uma distância de 290 km da cidade Gandu que não tem nenhuma instituição que represente o atendimento no âmbito da saúde pública ao usuário de crack.
Várias ações da sociedade e de ONGs são realizadas com o objetivo de ajudar ao usuário a se curar representados em Centros de Recuperação.
O CAPS I estando em fase de implantação de projeto para o enfrentamento do uso e abuso de drogas, ainda não atende a demanda.
Ficando o município de Gandu, que tem 30.329 habitantes (Observatório do Crack), o maior município da região por todo esse tempo sem atendimento no âmbito do SUS

3 O ENFRENTAMENTO DO PROBLEMA DO CRACK NO CONTEXO DA SAÚDE PÚBLICA
O uso co crack não é um problema exclusivo das grandes metrópoles chegando a atingir 98% dos municípios brasileiros, e o atendimento a esses

Relacionados