O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

1262 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL serviço social

Lúcia de fátima abrantes de oliveira

O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Sousa
2013
lúcia de fátima abrantes de oliveira

O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : sociologia, fundamentos historicos, teoricos e metodologicos, ciencia politica e filosofia.
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.

Sousa
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O surgimento do Serviço Social no Brasil e no mundo tem sua trajetória ao longo da década, o momento da virada em que o Serviço Social construiu um novo caráter profissional dentro da categoria. O profissional do assistente social também passa por uma nova reconfiguração. A realidade social e o desenvolvimento teórico-prático põem a formação profissional em Serviço Social na cena contemporânea da sociedade brasileira.
Falar do Serviço Social no Brasil e no mundo requer falar das práticas assistencialistas que faziam parte da profissão desde o seu surgimento. Suas raízes atreladas à igreja Católica tinham total domínio sob a caridade, filantropia e bens esses destinadas aos menos favorecidos, essas práticas eram apoiada pela ordem burguesa da época.
Após a primeira guerra mundial devido a um crescente desenvolvimento das relações sociais capitalistas brasileiras houve a intensificaçã dos conflitos de classes. Após a revolução em 1930 o presidente Vargas promoveu um serie de mudanças na constituição do pais, culminando com a publicação da consolidação das leis do trabalho em 1943.
Os processos de institucionalização do Serviço Social, como profissão, estão relacionados com os efeitos políticos,

Relacionados